entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Por que na mão inglesa o motorista dirige na direita?

Adotada em vários países, mão inglesa causa estranhamento em nós, que acostumamos a dirigir no lado esquerdo do carro

04/03/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Se você está aqui no iCarros, provavelmente costuma tratar seu carro como xodó e quando entra em outro veículo vai logo reparando nas diferenças em relação ao seu modelo. Mas, e se você viajar para um país onde os veículos têm a direção do lado direito, será que conseguiria entender e se adaptar? 

Leia mais:

Volvo XC40 terá novas versões com motorização híbrida

Tudo sobre motor turbo: será que vale a pena?

Antes de mais nada, vale lembrar que existem dois sistemas pelo mundo. A mão francesa, que é mais comum e que seguimos aqui no Brasil, onde os motoristas comandam o carro do lado esquerdo; e a mão inglesa, na qual o volante dos carros fica do lado direito. 

Ao todo, são mais de 50 países que trafegam na mão direita, entre eles a maioria de colonização britânica, como Austrália, África do Sul, Nova Zelândia e Cingapura. O Japão é uma rara exceção em adotar esse sistema mesmo sem a influência britânica no passado. 

Caso contrário dos EUA e Canadá, que tiveram colonização inglesa e trafegam na mão esquerda. A lenda diz que eles fizeram isso justamente para mostrar sua independência. Na Argentina, até meados dos anos 1940, usava-se a mão inglesa. 

Quais as diferenças entre a mão francesa e a mão inglesa?  

Mão Francesa - dirigirmos ao lado direito da via em que estamos trafegando. Assim, fazemos ultrapassagens pelo lado esquerdo. Para facilitar a condução, os volantes dos veículos estão localizados ao lado esquerdo.   

Os pedestres devem, ao atravessar uma rua de mão dupla, olhar primeiro para a esquerda e depois para a direita, pois esse é o sentido em que os carros se aproximam. O mesmo aplica-se às rotatórias, que devemos percorrer no sentido anti-horário. Os pontos e paradas de ônibus estão localizados sempre à direita da via. 

Mão Inglesa – Basicamente é tudo ao contrário do que descrevemos acima. A condução no tráfego segue na direção oposta, vindo da direita para esquerda, e a ultrapassagem é feita pela direita. 

Os pedestres, ao atravessar em uma via de mão dupla, devem olhar primeiro para a direita e depois para a esquerda, pois os veículos sempre irão se aproximar primeiro pela direita. Os carros devem percorrer nas rotatórias no sentido horário. Os pontos e paradas de ônibus estão localizados à esquerda da via.

Apesar de ser um pouco incomum de acontecer, na grande maioria dos países é permitido trafegar com um veículo com volante na esquerda em um local com mão inglesa e vice-versa. 

Como surgiu a mão inglesa e a francesa? 

Segundo histórias de séculos atrás, a mão inglesa surgiu porque os cavaleiros da Inglaterra medieval empunhavam suas espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para golpear os rivais. Por conta disso, os condutores de carroça teriam sido influenciados e começaram a usar esse método para trafegar. 

Possivelmente a mão inglesa seria ainda a mais comum na maioria dos países se o francês Napoleão Bonaparte não fosse canhoto. O francês determinava que os cavalos fossem guiados à direita em seus domínios, pois ele tinha a mão esquerda como a de sua confiança para utilizar em um possível ataque. 

Além da posição do volante, existem algumas outras modificações dentro um veículo de mão inglesa, se compararmos com os de mão francesa. Os comandos do sistema multimídia podem variar de posição, assim como os botões do console central. 

Há também variações no facho assimétrico do farol para não atrapalhar os outros motoristas e até mesmo a tampa do porta-malas, que em alguns modelos são abertas lateralmente, pode ser alterada pensando na segurança do motorista - com o objetivo de que ele consiga acionar a alavanca bem mais próximo da calçada do que do meio da via. 

Lembre-se dessas dicas quando for viajar e confira qual é a mão utilizada pelo país de destino. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.