entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Placa Mercosul: como trocar, preços e obrigatoriedade

válida desde de 2020, nova licença unifica padrão para vários países, mas transição para modelo acontece gradualmente

22/05/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

desde janeiro de 2020, o Brasil adotou oficialmente a placa “padrão Mercosul” para identificar os veículos automotores. ela é obrigatória para carros novos (primeiro emplacamento), transferidos de estado, que mudaram de categoria (para táxi, por exemplo) ou que tiveram placas roubadas ou danificadas.

se o seu carro ainda traz placas com o padrão anterior, com placas cinzas, fique tranquilo: você não é obrigado a trocá-las para o novo modelo, a menos que queira fazer isso. é até provável que, daqui a algum tempo, se estabeleça um prazo para a padronização, mas isso deve levar ainda alguns anos.

quais países usam placas Mercosul?

a placa Mercosul foi criada a partir de um acordo firmado em 2010 anos e, aos poucos, vem sendo adotada nos países integrantes ou associados ao bloco econômico sul-americano. além do Brasil, usam esse padrão os também membros Argentina, Paraguai e Uruguai.

e, além desses, as nações associadas – Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname. temporariamente suspensa do bloco, a Venezuela também já iniciou o processo de adoção do padrão de licenciamento de veículos.

por que mudou, mudou por quê?

além de criar um mesmo sistema para os vários países, o que facilita a fiscalização dos automóveis visitantes, em comparação com as que usávamos antes, as atuais placas com o padrão Mercosul permitem a “mistura” de números e letras, o que multiplica as combinações possíveis para mais de 450 milhões.

o novo modelo trouxe, também, uma série de inovações relacionadas à tecnologia de identificação, como gravação feita a laser com efeitos visuais que dificultam a falsificação, número de série criptografado (em código) e um QR Code, que leva a dados sobre o veículo quando escaneado.

o nome da cidade em que o carro foi emplacado, no entanto, deixou de constar das placas que, agora, só exibem o nome do país.

outra alteração é que, antes centralizado no Detran, o processo de emplacamento hoje pode ser feito diretamente pelo dono do carro nas empresas que produzem as licenças, desde que sejam credenciadas pelo órgão de trânsito.

como fazer e quanto custa a placa Mercosul?

se você comprou um carro novo, tem necessidade de fazer um novo emplacamento ou deseja espontaneamente mudar as licenças, antes de qualquer coisa, é preciso acessar o site do Detran do seu estado e emitir um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo, que é cobrado).

esse documento será liberado depois que você levar o carro para uma vistoria em um dos postos do Detran. uma vez aprovado na vistoria e com o documento na mão, procure uma empresa emplacadora credenciada para concluir o processo.

dependendo da região do país, um par de placas no padrão Mercosul pode custar de R$ 150 até mais de R$ 320. 

o que significam as cores das letras nas placas Mercosul?

pretas – veículos particulares

vermelhas: veículos comerciais

azuis: veículos oficiais

douradas: corpo diplomático

verdes: veículos de experiência, de fabricantes ou em teste por oficinas

cinzas/prateadas: carros de colecionadore

icarros é a plataforma que conecta pessoas em todo o Brasil na busca por boas oportunidades de compra e venda de veículos. Acesse o site e confira ofertas.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.