30/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A boa ideia
Enquanto os conceitos mostravam uma picape com forte personalidade e versatilidade para transitar entre o visual off-road e uma versão com pegada esportiva típica AMG, a Classe X do mundo real revelou seu segredo: não passava de uma Nissan Frontier requintada. E foi justamente essa a sua sina.
Encontre seu novo Mercedes-Benz aqui
Com diversos componentes compartilhados com a picape média da Nissan, acabamento muito aquém do esperado por um Mercedes-Benz e visual da dianteira que em nada casava com a traseira, a Classe X chegará a um antecipado fim.
Ela foi prometida para o Brasil, já que, em tese, seria fabricada ao lado de Nissan Frontier e Renault Alaskan na Argentina. A Classe X, inclusive, era um dos carros mais esperados da edição de 2018 do Salão de São Paulo. Mas nem por lá ela apareceu, enquanto a Alaskan se escondeu em um canto do estande da Renault.
A má ideia
A parceria entre Nissan e Daimler azedou, os planos de produzir a Classe X na Argentina foram descartados e até a Renault Alaskan teve seu projeto paralisado por conta disso. Ao mesmo tempo, lá na Europa, onde a caminhonete da Mercedes-Benz já estava à venda, a recepção foi aquém do esperado.
Vai trocar de carro? Simule aqui as parcelas
A mídia criticou a falta do refinamento esperado por um Mercedes-Benz além da extrema semelhança com a Nissan Frontier. Sem ter algum diferencial importante para oferecer, ela amargou vendas fracas. Nem mesmo o motor V6 mais potente da categoria, logo igualado pela VW Amarok, conseguiu levantar a Classe X.
O fim
Apesar de ter relutado bastante, a Mercedes-Benz Classe X terá sua produção encerrada em maio, conforme antecipou o sindicato da fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha. Até hoje essa é a única fábrica do mundo que produz a Classe X, como confirma o jornal Expansion.
A fábrica encontra-se atualmente com ociosidade de 72%, causada principalmente pelo fraco desempenho de Classe X, Frontier e Alaskan. Novos modelos deverão ser produzidos na planta com a remoção da picape Mercedes-Benz, visto que a Nissan garantiu a manutenção dos empregos no local.
Leia mais:
+ Mercedes e dona da Volvo investirão R$ 1,6 bilhão na Smart
+ Em 2019, Alemanha comprou muitos sedãs, peruas e Golf
+ Renault não desistiu da picape Alaskan para o Brasil
Fonte: Expansion
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro