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Peugeot e Citroën já venderam os Mitsubishi ASX e Outlander

Peugeot 4007 e 4008, além dos Citroën C-Crosser e C4 AirCross eram apenas Outlander e ASX modificados

18/06/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Engenharia de emblema é uma prática comum na indústria automotiva. Quando uma marca pega o carro de outra, dá uma leve modificada e vende como se fosse seu, isso é engenharia de emblema. Entre os casos mais improváveis que já aconteceram, a Peugeot e a Citroën venderam suas próprias versões dos Mitsubishi ASX e Outlander.

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Antes da linha atual de SUVs constituída pelos Peugeot 2008, 3008 e 5008, além dos Citroën C4 Cactus, C3 AirCross e C5 AirCross, a PSA não atuava na categoria. Em 2007, quando o segmento ainda estava crescendo, o grupo francês buscou a ajuda de outra marca para criar seus SUVs. E foi justamente ai que a Mitsubishi entrou e as coisas não deram certo.

Peugeot 4007, Citroën C-Crosser e Mitsubishi Outlander

O primeiro resultado da parceria entre as três marcas nasceu a partir da segunda geração do Mitsubishi Outlander. A dupla francesa foi feita entre 2007 e 2012, sendo lançados um ano depois do japonês. Eles também foram os primeiros carros da PSA feitos no Japão, apesar de a ideia original era produzi-los na Europa.

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Diferentemente do Outlander, o Peugeot 4007 e o Citroën C-Crosser foram verdadeiros fracassos de venda. A meta era de 30 mil carros ao ano, mas eles nunca chegaram perto disso. O melhor resultado foi do 4007 em 2008 quando vendeu 13.700 unidades. Em seu último ano, as vendas não passaram de 5 mil unidades considerando a soma de C-Crosser e 4007.

Cada um possuía sua própria dianteira e, diferentemente do Outlander, que recebeu mudanças visuais durante sua trajetória, 4007 e C-Crosser nasceram e morreram com o mesmo design. O Citroën trazia faróis grandes conectados pela típica grade da marca. Já o Peugeot tinha uma gigantesca grade frontal com frisos horizontais e vincos no capô destacando o logo da marca.

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A lateral era idêntica entre os três, sendo alterada apenas a roda. Já na traseira, desatentos dificilmente saberiam se era um Outlander, um 4007 ou um C-Crosser. O para-choque era o mesmo em todos os SUVs, o que os diferenciava era a lanterna: cinza escuro no Mitsubishi, totalmente vermelha no Peugeot e vermelha com pisca e ré em branco no Citroën.

O interior não era modificado, tendo apenas a troca dos emblemas de acordo com as fabricantes. O que também não mudava era a mecânica: eles traziam motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 156 cv da PSA ou o 2.4 quatro cilindros aspirado a gasolina de 170 cv de origem Mitsubishi.

Peugeot 4008, Citroën C4 AirCross e Mitsubishi ASX

Apesar do fracasso, a PSA manteve a parceria de SUVs com a Mitsubishi quando a segunda geração do Outlander foi substituída. No entanto, ao invés de manter o modelo médio, Peugeot e Citroën decidiram apostar em um segmento inferior: o de SUVs compactos. Para isso, a base mudou e seus SUVs passaram a ser parentes íntimos do Mitsubishi ASX.

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Apesar de menor que o 4007, o nome usado pelo SUV da Peugeot foi 4008 pois a marca havia acabado de lançar a primeira geração do 3008 (que ainda era uma minivan com ares de SUV). Diferentemente do que ocorreu com o Outlander, o ASX de Peugeot e Citroën passava por modificações mais profundas.

No Peugeot 4008, a dianteira era marcada pela grade frontal inspirada no 208 e pelos faróis afilados. A carroceria mais quadrada o colocava longe do visual dos modelos da marca na época. Já a traseira tinha tampa do porta-malas lisa e lanternas finas. A terceira janela triangular era outro diferencial em relação ao ASX, apesar de manter as mesmas portas.

No C4 AirCross, a Citroën o deixou com dianteira agressiva, dotada de faróis grandes interligados pela grade frontal. Dentro dela ainda havia espaço para as luzes de direção. A traseira lembra bastante do atual C3 e também do já descontinuado C4 hatch, com lanternas espichadas verticalmente e tampa do porta-malas lisa acompanhada de um friso cromado.

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Assim como aconteceu em 4007 e C-Crosser em relação ao Outlander, o Peugeot 4008 e o Citroën C4 AirCross não tinham interior modificado quando comparado ao ASX, salvo os logotipos no volante. O motor também era o mesmo, sendo composto pelo 2.0 Mitsubishi e dois motores diesel PSA (1.6 e 1.8).

As vendas também foram baixas mais uma vez, resultando em falta de mudanças na dupla entre os anos que foram vendidos (2012 e 2017). Visando ampliar seu mercado, Peugeot e Citroën desfizeram a parceria com a Mitsubishi e apostaram na própria criação de seus SUVs.

A Opel entrou como parceira no desenvolvimento ainda quando fazia parte da General Motors. Assim, surgiram modelos como os Peugeot 2008, 3008e 5008, os Citroën C4 Cactus, C3 AirCross, C5 AirCross e os Opel Crossland X e Grandland X. A Mitsubishi seguiu sozinha, reestilizou o ASX pela quarta vez sem mudar de geração, lançou o Eclipse Cross e se prepara para uma nova geração do Outlander.

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