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Petrobras busca alternativa renovável para biocombustíveis

Companhia defende nova regulamentação para reduzir os danos ao meio ambiente

03/12/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Regulamentações exclusivas criadas para determinados bicombustíveis no Brasil ainda atrapalham o desenvolvimento do Renovabio, programa do Ministério das Minas e Energia criado para aumentar a quantidade de biocombustíveis na matriz energéticas do País.

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Segundo Cláudio Mastella, gerente executivo de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, uma alteração nas regulamentações traria benefícios ao meio ambiente.

“Essa mudança permitiria que os combustíveis vendidos ao consumidor final sejam efetivamente menos poluentes em toda a sua cadeia produtiva”, disse Mastella, em palestra online realizada na última terça-feira (01) na Rio Oil & Gas, maior evento de petróleo e gás da América Latina.

O diesel renovável, por exemplo, é defendido pelo gerente da Petrobras. A utilização deste tipo de biocombustível poderia diminuir em até 70% a emissão de gases de efeito estufa em relação ao diesel derivado do petróleo e em 15% se comparado ao biodiesel éster, o único permitido para ser adicionado ao diesel comum pela regulação vigente.

“Em vez de observar qual tipo de biocombustível está sendo utilizado, permitindo reservas de mercado para combustíveis menos eficientes, seria considerado efetivamente o ganho para o meio ambiente que um determinado combustível traz”, completou Mastella.

Biodiesel éster x Diesel R5 da Petrobras

O biodiesel éster conta com glicerinas e outros componentes que podem causar entupimentos em bicos injetores, filtros e bombas, pois prejudicam a estabilidade do combustível.  Além disso, o alto teor de biodiesel éster na mistura com óleo diesel mineral traz outros problemas.

Compostos metálicos presentes no biodiesel éster também atrapalham o funcionamento dos sistemas de tratamento de gases de combustão dos veículos, o que gera o aparecimento de novos poluentes, como material particulado e óxidos de nitrogênio.

Segundo a Petrobras, a utilização do diesel renovável – um biocombustível moderno - traria muitos benefícios ao meio ambiente, já que emitiria menos poluentes e também poderia ser produzido com matérias-primas como gordura animal, óleos vegetais e óleo de cozinha usado.

O diesel R5, inclusive, teve testes concluídos pela Petrobras no Paraná e agora a companhia busca liberação do Conselho Nacional de Política Energética. O R5 é um óleo diesel com 5% de parcela renovável e é defendido pela Petrobras como alternativa ao biodiesel éster, que atualmente é o único liberado no teor obrigatório de biocombustíveis no Brasil. 

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