18/02/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Conhecida por seus carros elétricos futuristas, a Tesla é considerada atualmente a montadora com o maior valor de mercado no mundo. Mas o que fez essa marca norte-americana ser avaliada em mais de R$ 1 trilhão (US$ 800 bilhões)?
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Esta é uma resposta que não caberia em apenas algumas linhas, mas o pioneirismo na combinação de esportividade com eletrificação pode ser um dos grandes trunfos da Tesla, que hoje virou sinônimo de futuro e tecnologia.
A marca nasceu em 2003, em São Francisco, na Califórnia, após uma união entre os engenheiros visionários Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Eles deram os primeiros passos e depois receberam o reforço de Elon Musk, um dos empresários mais famosos do mundo, que havia deixado a PayPal em 2004.
Musk é o único destes pioneiros da empresa a ter permanecido na estrutura atual e hoje é o CEO. Foi ele quem resolveu criar carros que entregassem uma experiência única para os clientes, em um novo modelo de negócio.
Quando decidiu colocar o primeiro sedã no mercado, ele criou um paradigma completamente diferente do modelo tradicional, que era o do cliente interessado indo até a concessionária para adquirir um veículo.
O empresário foi além, criou uma plataforma em que o consumidor se tornaria o grande centro do negócio. Com a Tesla, o interessado poderia adquirir o carro na internet, com a vantagem de ter sempre um contato rápido e direto com a montadora.
Essa nova metodologia começou a fazer sucesso e, com um produto desejado de qualidade, a Tesla foi pioneira em analisar essa mudança no comportamento dos clientes.
Hoje é fácil perceber no mercado que as pessoas prezam por conveniência, praticidade, conforto e sustentabilidade, mas a grande vantagem da marca foi ter unido tudo isso em uma plataforma antes de todas as outras montadoras.
Em 2009, Musk vendeu 10% da Tesla para a Daimler por US $50 milhões e mais uma fatia da empresa acabou sendo vendida para a Toyota por um valor próximo. A Tesla ainda recebeu uma injeção de US$ 465 milhões, vindos de um fundo de desenvolvimento tecnológico do Departamento de Energia Americano, o que alavancou ainda mais o crescimento da marca.
Após entrar para o mercado de ações, a Tesla cresceu exponencialmente e começou a quebrar recorde atrás de recorde, chegando a um valor nunca visto por uma montadora de automóveis: R$ 1 trilhão. Um valor superior ao das dez maiores montadoras tradicionais do mundo somado, segundo a Reuters/Avenue Securities.
Hoje a Tesla conta com quatro modelos em seu catálogo: Model S, Model X, Model Y e Model 3, todos elétricos. O “S” bateu o recorde de aceleração de 0 a 100 km/h, conseguindo a marca de 2,28 segundos. É um número que supera até os de esportivos da Porsche, Ferrari e Lamborghini.
Dentre os opcionais de um Tesla, existe a polêmica função Autopilot, que dá ao carro condução autônoma, podendo acelerar, frear, mudar de faixa e estacionar sem o comando do motorista. Essa função ainda não é regulamentada na maioria dos países, mas com o avanço da tecnologia, isso é questão de tempo.
Por fim, no campo da sustentabilidade, a Tesla também trabalha na fabricação de painéis solares e armazenamento de energia, como nas indústrias de baterias de íons de lítio. O objetivo é melhorar a capacidade de armazenamento de energia e oferecer, cada vez mais, veículos e outros produtos de alta performance com energia limpa.
Confira o crescimento da Tesla em vendas nos últimos dois anos:
Carros vendidos pela da Tesla em 2019 - 367.500 carros
Carros vendidos pela Tesla em 2020 - 499.550 carros
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