01/06/2009 - Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
Nos últimos anos, o Brasil tem ganhado papel importante entre os mercados automotivos de todo o mundo. Produção e vendas recordes, exportações e desenvolvimento de projetos mundiais são alguns dos motivos que têm dado importância ao País e, de olho no crescimento brasileiro, as sedes das montadoras têm apostado cada vez mais no mercado, que mantém ritmo de expansão semelhante ao da China.
O primeiro carro a sair de uma linha de produção por aqui – considerando marcas que operam até hoje – foi a Volkswagen Kombi, na década de 1950. Aos poucos, Ford, Chevrolet e Fiat passaram a se estabelecer em território nacional. Foi na década de 1990, porém, com a abertura da economia e integração comercial, que outras empresas “descobriram” o Brasil. Peugeot, Mitsubishi, Renault, Nissan, Honda, Mercedes-Benz, Citroën e Toyota começaram a instalar suas linhas de produção em diferentes estados.
Hoje, são dez empresas (VW, Ford, Chevrolet, Fiat, Honda, Toyota, Mitsubishi, Renault-Nissan, Peugeot-Citroën e Mercedes-Benz) operando no País para produzir carros de passeio, sendo que Renault-Nissan e Peugeot-Citroën formam grupos respectivamente. A sulcoreana Hyundai tem sua produção voltada para o HR, um caminhão de pequenas dimensões. A produção nacional do Tucson está agendada para o segundo semestre deste ano, também em Anápolis (GO). Já a indiana Mahindra têm uma parceria com a Bramont e monta picapes em Manaus (AM).
Com exceção da Nissan, todas as filiais brasileiras exportam seus veículos, principalmente para países do Mercosul. O Mercedes-Benz CLC, por exemplo, foi primeiro enviado à Europa para depois ser feito aqui. Atualmente, é exportado para mais de 40 países. Já a Audi, em conjunto com a Volkswagen, chegou a fabricar no sul do Brasil o compacto A3. Hoje, o modelo é importado da Alemanha.
Conheça as unidades produtivas das empresas que fabricam no Brasil. Vale lembrar que a Ford, Renault-Nissan, Peugeo-Citroën, Volkswagen e Chevrolet ainda possuem unidades que produzem somente motores e transmissões.
Volkswagen
Localização: São Bernado do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR)
Início das operações: 1959
Área construída: 1.091.407 m² (São Bernardo do Campo), 288.305 m² (Taubaté) e 303 mil m² (São José dos Pinhais)
Funcionamento: não divulgado
Veículos produzidos: Kombi, Gol Geração IV, Parati, Saveiro, Novo Gol e Polo hatch e Sedan (São Bernardo do Campo), Novo Gol e Voyage (Taubaté) e Fox, CrossFox e Golf (São José dos Pinhais)
Produção: 846 mil unidades (2008)
Funcionários: 22 mil
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro