14/05/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Os carros voadores da ficção científica podem até parecer distantes da nossa atual realidade, mas há cenas saídas dos filmes que estão bem próximas de acontecer – e boa parte delas no setor de transportes e logística.
Há cinco anos, o filme “Logan” chamou atenção com uma cena de ação do personagem Wolverine, vivido pelo ator Hugh Jackman, em uma rodovia repleta de caminhões autônomos. Enquanto no cinema a cena se passa num futuro distante, em pleno 2021 a China já autorizou que cinco mil destes veículos pesados e sem motoristas possam circular em rodovias do País.
“Não há dúvidas de que o setor de logística e transportes é um dos mais beneficiados pelo incrível avanço da tecnologia nos últimos anos. Já estamos vendo um ganho significativo em tempo e qualidade para esse mercado”, diz Ricardo Bonzo Filho, CEO do iCarros.
Leia mais:
+ Foton lança novo caminhão pesado Auman Galaxy
+ Como fazer um anúncio atrativo do seu caminhão na internet
+ 5 coisas que desvalorizam seu caminhão
A aplicação de tecnologias que otimizam o processo, tarefas e fluxo de informação é primordial para a definição de uma boa estratégia no segmento de logística. Confira algumas ferramentas implementadas no mercado graças aos avanços tecnológicos:
TMS (Transportation Management System)
O Sistema de Gerenciamento em Transporte é um software usado para facilitar o processo como um todo. Desde o planejamento de rotas, gestão do fluxo de informações e o cálculo de suas funcionalidades. Ele pode melhorar a operação com mais qualidade e produtividade no processo de distribuição.
Identificadores por radiofrequência
Essa tecnologia permitiu o desenvolvimento de um chip que, quando é afixado ao produto, pode ser monitorado e localizado via GPS, independentemente de qualquer movimentação da carga ou do veículo.
Sistema de roteiros
É fundamental para o transporte de carga porque é com essa tecnologia que os gestores da empresa definirão as rotas dos produtos de acordo com os prazos, distâncias, volume de entregas e outros critérios específicos.
Monitoramento da carga
Os aplicativos permitem o acompanhamento, em tempo real, do status da remessa. Isso auxilia tanto o consumidor final quanto o trabalho da empresa que fornece o produto. O monitoramento facilita a programação do prestador do serviço e, também, deixa o cliente mais tranquilo.
Veículos elétricos
A conta para o uso dos veículos elétricos é simples. A eletricidade é mais barata que o combustível, seja gasolina, etanol ou diesel. Por esse motivo, algumas empresas no Brasil já utilizam os modelos elétricos para suas entregas, mesmo que o preço dos veículos comerciais equipados com baterias ainda não seja tão acessível assim para todos os negócios.
Para conquistar a preferência de um cliente, nada melhor do que um trabalho ágil, objetivo e de qualidade. O investimento em tecnologia pode ser uma maneira inteligente de cortar gastos.
Debate sobre tecnologia e logística
Se você quiser se aprofundar mais nesse tema, iCarros o convida para participar da sexta edição do "Frotas Conectadas". O evento é o maior encontro da América Latina sobre interação entre as áreas de tecnologia, logística e indústria automobilística, e será realizado entre os dias 18 e 20 de maio.
Ricardo Bonzo Filho, CEO do iCarros, participará de um dos primeiros debates, no dia 18 (terça-feira) das 15h às 15h50. O tema é “Soluções digitais para o aumento da performance das logísticas e dos transportes”. Também participam desta mesa online: Murilo Almeida (Facebook) e Newton Ferrer (ConectCar), além do mediador Ricardo Altmann Lunica.
Para fazer seu cadastro e conferir a programação completa do evento, acesse o site do Frotas Conectadas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro