28/01/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Ficar dentro do automóvel durante uma tempestade com raios é seguro? Tem gente que pensa que esse é mais um dos mitos modernos, mas a resposta é sim. De fato, o carro é um dos melhores lugares para se estar num caso desses, funcionando como abrigo na imensa maioria dos casos.
Isso porque, se for atingido por um raio, as descargas elétricas tendem a se escoar pelo lado de fora da carroceria, sendo conduzidas para o chão, a “terra”, onde se dissiparão. Isso acontece por causa de um fenômeno físico chamado “Gaiola de Faraday”.
É provável que você até já tenha visto uma demonstração dessa gaiola em filmes ou até exposições de ciência. Nesse caso, geralmente ela é uma esfera com paredes em treliça.
Em seu interior, às vezes fica uma (corajosa) pessoa, enquanto uma grande descarga luminosa é lançada em seu exterior. E, claro, nada acontece com o “voluntário”.
No caso do carro, tem até gente que pensa que esse isolamento teria a ver com o fado de os pneus serem de borracha. Mas não. Quando as rodas estão molhadas, as descargas elétricas são conduzidas para o chão por sua parte externa. E mesmo quando não estão, elas “pulam” para fora.
Vale dizer que, embora seja um lugar seguro, se você puder se abrigar em uma edificação com para-raios, estará mais bem protegido em uma tempestade. E, também, que se protege contra raios,
O carro não é lá muito recomendável em caso de enchentes e enxurradas e pode ser vulnerável à queda de árvores, por exemplo. E, embora proteja seus passageiros, ao ser atingido por um raio, o automóvel provavelmente sofrerá danos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro