16/09/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Volkswagen apresentou o carro conceito VW ID.Life dentro do Salão do Automóvel IAA Mobilty, na Alemanha. O compacto dá boas pistas do que podemos chamar de “carro popular do futuro”.
Mesmo com pouco mais de três anos pela frente até o projeto chegar às ruas, a VW já adiantou o preço para o mercado europeu: 20 mil euros. Até 2025, quando está previsto para ser lançado, veremos como estará a valorização do real, mas fosse hoje seria em torno de R$ 123.200, sem contar os impostos.
Seria um carro 100% elétrico da VW mais barato que o novo Taos, a principal novidade da fabricante por aqui? Realmente ainda é um pouco difícil imaginarmos.
Com 4,09m de comprimento, 1,59m de altura, 1,84m de largura e 2,65m de espaço entre-eixos, o ID.Life está previsto para chegar em 2025 como motor elétrico de 234 cv (172 kW) e 29,5 kgfm de torque. O veículo pode alcançar de 0-100 km/h em 6,9 segundos e sua velocidade máxima será de 180 km/h, controlada eletronicamente.
Graças a sua bateria de alta voltagem de 57 kWh, o ID.Life possui autonomia de aproximadamente 400 km no ciclo WLTP.
Leia mais:
+ Os carros que foram destaque no Salão de Munique
+ Mercedes apresenta vários modelos no IAA Mobility em Munique
Interior com materiais reciclados
A sustentabilidade não está apenas no motor 100% elétrico, mas também na escolha dos materiais e acabamento da pintura. A camada transparente da carroceria utiliza fragmentos de madeira como agente colorizador, em conjunto com um endurecedor com base biológica.
No interior, o painel possui revestimento de madeira, assim como as laterais do banco traseiro, combinada com ArtVelours Eco nas superfícies dos bancos e acabamento das portas. Óleo biológico, borracha natural e casca de arroz são alguns dos materiais que servem de base para os pneus do ID. Life.
O tecido com câmaras de ar do teto e a cobertura dianteira são feitos integralmente de garrafas PET recicladas.
Cinema dentro do carro
As experiências neste carro-conceito estão caprichadas mesmo. A de maior destaque é a conversão do veículo em um cinema ou sala de jogos. O veículo vem com console de videogame e projetor integrados. Outros dispositivos podem ser conectados, conforme for preciso, na tomada interna de 230 volts e 16 amperes.
Todos os assentos dianteiros e traseiros são dobráveis, facilitando o entretenimento dos passageiros.
Até 2030, a Volkswagen pretende aumentar a participação dos modelos elétricos para 70% de sua frota na Europa e em 50% para os mercados norte-americanos e chinês.
Será que essa estratégia de entretenimento e sustentabilidade pode alavancar a venda de elétricos no Brasil? Talvez seja mais fácil as fabricantes seguirem pensando primeiro em baratear e ampliar a sua gama de produtos híbridos e elétricos antes desse passo futuro.Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro