entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo Lexus LX 600 chega com grade frontal gigante

Derivado do atualizado Toyota Land Cruiser, SUV de porte grande tem visual chamativo, luxo e recursos de off-road

20/10/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Lexus acaba de apresentar ao mundo a nova geração de seu maior SUV, o LX. Produzido com foco no mercado norte-americano – onde será lançado no primeiro semestre do próximo ano –, o carrão mantém seu porte avantajado, incorporando muita tecnologia de conectividade e recursos para o fora de estrada. 

Lançado originalmente em 1995 (como modelo 1996), o LX chega agora à sua quarta geração montado sobre a mesma plataforma TNGA-F compartilhada por modelos Toyota, como a picape grande (full-size) Tundra e o SUV Land Cruiser, que também estão sendo renovados. 

Na prática, o LX é um Land Cruiser com alguns upgrades, de estilo e, principalmente, de luxo. O interessante é que essa mesma plataforma deve ser usada nas novas gerações de outros modelos, como a picape Hilux e SUV SW4, que conhecemos das ruas brasileiras.

Como foi criada para receber, também, propulsão híbrida, é possível que as futuras “safras” desses utilitários tenham essa configuração, ao menos em algumas de suas versões. 

Olha eu aí 

Difícil olhar para as fotos do novo Lexus LX e ficar indiferente. A quantidade de barrinhas em metal semi brilhante que compõe sua enorme grade frontal parece ter crescido e chama logo a atenção, quebrando um pouco do ar sisudo que veículos desse porte costumam ter. Referência ao luxo, essa grade o torna inconfundível. 

O modelo mantém a mesma distância entre-eixos (de 2,85 m) da geração anterior – e, na verdade, de todas as suas gerações, desde o nascimento. Marca registrada da Lexus, as lentes dos faróis em forma de L criam uma espécie de efeito 3D. Em relação à geração anterior, a lateral foi também modificada, ganhando ângulos mais radicais, que dão ao carrão um ar mais agressivo. 

Na traseira, seguindo uma tendência atual, as duas lanternas são interligadas por uma barra luminosa. Todo o conjunto funciona com LED e, no lugar da logomarca que ficava sobre a placa de licença da versão anterior, agora reluz uma “legenda” com o nome do fabricante. 

O carro estará disponível em diferentes versões de acabamento e recursos: Standard, Premium, F Sport e Ultra Luxury – essas duas últimas novidades na linha. Dependendo da escolhida, as rodas, com novo desenho, poderão vir com  18, 20 ou 22 polegadas. 

Todas as versões vêm com o mesmo: um V6 a gasolina de 3.6 litros, biturbo, que produz 415 cv de potência e 66,2 kgfm de torque e que substitui o V8 5.7 usado na geração anterior, oferecendo um pouco mais de força e consumindo menos. Ele trabalha acoplado a uma caixa automática de 10 velocidades. 

As melhorias em relação ao modelo 2021 se estendem aos freios, que passaram a contar com um novo sistema de controle eletrônico, assim com a direção elétrica.

As mudanças incluem ainda um upgrade geral nos sistemas de assistência ao motorista, como aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência, detecção de animais, pedestres e ciclistas, manutenção de faixa na rodovia e muitos outros.

Multimídia em dobro 

Por dentro, uma das maiores novidades é a central de multimídia, que agora terá duas telas diferentes, uma de 12,3 na parte superior do console, e outra de 7 polegadas, mais abaixo.

Enquanto áudio, imagem das câmeras, sistemas de áudio, navegação e espelhamento de celular usam o monitor de cima, ajustes de climatização e diversos ajustes e informações sobre o carrão estarão no de baixo. 

A ideia é que, deste modo, o uso do LX em situações de fora de estrada seja mais prático, permitindo que o condutor tenha, simultaneamente, imagens externas das câmeras e informações sobre funções e recursos do carro, ao alcance dos olhos. 

O clima futurista se estende também ao que não é visível: uma vez que um motorista selecione e grave seus ajustes e preferências de configuração do carro, essas informações podem ser compartilhadas pela internet e ficam arquivadas na nuvem.

Mudou de carro, para outro Lexus com esse sistema? Dá para baixar essas informações todas e atualizar automaticamente o novo veículo, como se fosse um smartfone novo.   

Conforto, mesmo nos piores caminhos 

O LX traz bancos especialmente projetados para suavizar os solavancos de estradas ruins, volante e alavanca do câmbio forrados em couro que não escorrega e o sistema de som trabalha com sensores e emite ondas que anulam ruídos incômodos, além de ser capaz de receber comandos de voz em praticamente qualquer circunstância. 

Também pensando em diferentes situações de uso, a suspensão de algumas das versões é adaptativa e os amortecedores têm carga regulável. Dependendo também da versão, o carro já vem de série com monitores ajustáveis atrás dos bancos dianteiros, bancos individuais e reclináveis na traseira, contando até com apoio para os pés. 

No que diz respeito ao off-road propriamente dito, o carro conta com tração 4x4 com opção de reduzida e uma série de programações possíveis, para transitar da melhor forma em diferentes tipos de terreno, com o comportamento e a altura do solo mais adequados, do melhor asfalto à neve fofa, lama, areia ou cascalho.

Há ainda um novo controle de baixas velocidades para terrenos extremos e assistente de descida, que age sobre o acelerador e os freios. 

Do luxo ao Lexus 

A Lexus é a divisão de alto luxo que a Toyota criou em 1983, de olho no mercado internacional e, em particular no dos EUA, onde a “marca-mãe” se consagrou oferecendo carros extremamente confiáveis e comparativamente mais acessíveis que os produzidos pelas montadoras locais. 

Foi justamente para romper com essa imagem e poder competir num segmento superior, que a empresa japonesa investiu nessa então nova marca. Estratégia, aliás, muito bem-sucedida, pois, aos poucos, a Lexus se descolou da Toyota em termos de status, rivalizando, por exemplo, com as germânicas Mercedes e BMW. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.