19/10/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O Ford Focus já foi um dos hatchs de destaque no mercado brasileiro, mas atualmente ele segue sendo comercializado apenas na Europa, onde ganhou novo facelift para a linha 2022, mantendo a quarta geração. O objetivo é claro: disputar espaço com o VW Golf, que atualmente é o líder do segmento no Velho Continente.
O Focus 2022 chega com novos faróis de LED com luzes de neblina integradas em novo desenho, seguindo a nova identidade da marca. As lanternas traseiras também foram repaginadas, assim como a ponteira de escapamento dupla. As rodas são de 18 ou 19 polegadas, dependendo da versão.
As opções de motorização são diversas, sendo a de entrada com motor 1.0 turbo Ecoboost de três cilindros e 100 cv de potência. Há variantes também de 125 cv e 155 cv.
Leia mais:
+ Honda apresenta novo HR-V 100% elétrico na China
+ Toyota a hidrogênio bate recorde de distância sem abastecer
+ Novo Dodge Journey nasce chinês com motor 1.5 turbo
A última delas tem como opção trabalhar em conjunto com o sistema híbrido leve de 48V, focado em economizar combustível. Essa variante utiliza câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, enquanto algumas podem ser encontradas com o câmbio manual de seis marchas.
A Ford também oferece a versão turbodiesel, que pode vir equipada com motor 1.5 EcoBlue, de 95 cv ou 120 cv, sendo a primeira variante com o câmbio Powershift e a segunda com o automático de oito marchas.
A versão mais esportiva do Focus, a ST 2022, é impulsionada pelo motor 2.3 EcoBoost de 280 cv. Esse propulsor utiliza alimentação de uma turbina twin-scroll. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de sete marchas, com opção de trocas sequenciais pelo paddle-shift.
No interior da cabine, o hatch conta com uma central multimídia de 13,2 polegadas como opcional para substituir a tela de 12 polegadas Sync 4, que é de série.
Nessa versão esportiva os bancos receberam costuras aparentes em vermelho, dando uma apimentada no interior do modelo. Isso pode ser conferido no volante e no câmbio.
O Novo Focus é oferecido a partir de €$25.086.55, o que em conversa direta é aproximadamente R$ 115.649. A versão ST esportiva chega por €$ 45,376.60, ou seja, ultrapassando os R$ 290 mil. A variante Focus Wagon (perua) também segue em linha e comporta até 1.653 litros no porta-malas com os bancos traseiros rebatidos.
Não há previsão do Focus voltar ao Brasil pela própria Ford, mas é possível que venham algumas unidades por importação independente. O Focus saiu de linha no Brasil em 2019.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro