18/10/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O SUV Journey acaba de ganhar uma segunda geração. Baseado no modelo chinês GAC Trumpchi GS5, o novo carro será produzido na cidade de Hangzhou, de onde será exportado para outros mercados – inclusive o do México, que será sua porta de entrada para a América Latina.
Lançado nos EUA em 2007, o Journey foi vendido aqui no Brasil entre 2008 e 2020, quando saiu de linha. Aqui, ele conviveu com seu irmão gêmeo, o Fiat Freemont – que aqui esteve nas lojas entre 2011 e 2016. As diferenças entre as duas versões estavam nos acabamentos, número de assentos (7 para o primeiro, 5 para o segundo) e motores.
Enquanto o Journey usava um motor V6 – inicialmente de 2.7 litros e 185cv de potência e, nos últimos tempos, de 3.6 litros e 280cv –, o Freemont vinha com um propulsor de quatro cilindros 2.4 de 172cv, o mesmo que equipou versões do Jeep Compass e do Fiat Toro.
Leia mais:
+ Toyota a hidrogênio bate recorde de distância sem abastecer
+ Nissan apresenta Sentra híbrido na China
+ Irmão mais descolado do Honda Civic nasce na China
Já o novo Journey deve trazer uma mecânica mais moderna. Embora ainda não divulgado oficialmente, é quase certo que use o mesmo motor 1.5 turbo de 168 cv de potência e 27 kgfm de torque do GS5 chinês.
Pela mesma lógica, seu câmbio deve ser automático de 6 velocidades e a suspensão do tipo McPherson no eixo dianteiro e com braços múltiplos no de trás. Não há indicação para uma versão 4x4.
Por dentro, o novo carro trará painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, sistema de câmeras com imagens em 360 graus, multimídia com tela de oito polegadas, bancos ventilados e seis air-bags, ar condicionado em duas zonas com comando digital e de teto solar panorâmico.
Entre os itens de segurança, estão os controles de estabilidade e de tração, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, aviso de ponto cego, controle de mudança de faixa e ajuste automático do farol alto com detecção de veículos na mão contrária.
Como seu irmão chinês, o Dodge Journey terá, em metros, 4,69 de comprimento, 1, 88 de largura, 1,70 de altura e 2,71 de distância entre os eixos.
Embora vá ser distribuído para a América Latina a partir do México, não há previsão de que o novo Journey chegue ao Brasil, onde competiria diretamente com o recém-lançado Jeep Commander.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro