27/05/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Para comemorar os 50 anos de nascimento de sua divisão esportiva M – nascida em maio de 1972 para criar e desenvolver carros para competição, a partir de seus modelos de série –, em vez de ganhar, BMW resolveu colocar à venda um presente: o M4 CSL.
Na prática, ele é uma versão mais braba (com 40cv de potência a mais) e leve (menos 100 kg!) do M4 Competition “comum”, e sai de fábrica com 550cv e 66,3 kgfm de torque. Trata-se, literalmente, de um carro de corrida com autorização para emplacamento e circulação em ruas e estradas – especialmente autobahn, acrescentamos.
+ Rolls-Royce revela segundo Boat Tail de R$ 136 milhões
Vale explicar que a sigla CSL, que significa Competition, Sport and Lightweight (ou competição, esportividade e leveza, traduzindo do inglês ao pé da letra, e da pista), é associada a modelos “M” desde 1973, ano em que o lendário BMW 3.0 CSL chegou às pistas.
Voltando ao M4, seu menor peso se deve, entre outras coisas, ao uso intensivo de componentes de fibra de carbono – mais leve, cara e resistente – em lugar do aço e do alumínio e de ser aliviado de coisas “menos necessárias”, como o banco de trás para passageiros. E, claro, suas duas turbinas trabalham com pressão maior: 30,5 psi contra 24,7 psi do Competition “comum”.
+ Hunter: direto do Rally Dakar para as ruas e estradas
Bem parecido com o M4 GT3, que a BMW produz para as provas de pista pelo mundo afora. E, como este, o CSL também incorpora uma série de outros itens moldados em CERP (um tipo de plástico reforçado com fibra de carbono) e em titânio, além de bancos, cintos de segurança e painéis com perfil para competição.
Como cartão de visitas, o fabricante exibe orgulhoso o tempo de 7 minutos, 20 segundos e 207 milésimos que essa versão comemorativa levou para dar uma volta no mítico circuito Nordschleife, de Nurburgring, que tem 20 variadíssimos, sinuosos e desafiadores quilômetros. Resultado que o transformou no carro de série da marca com a melhor marca ali.
+ Toyota Rav4 2022: as novidades do SUV mais vendido do mundo
Os dados de performance da fábrica para o modelo são: aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 200 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 307 km/h.
Lançado como modelo 2023, serão fabricadas a partir de julho apenas mil undades do M4 CSL, com preço na Europa equivalente a cerca de R$ 700 mil. Não há previsão de chegada desse brinquedinho veloz aqui no Brasil, mas isso também não está descartado.
Por via das dúvidas, vale começar a economizar.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro