entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo Astra tem coração Peugeot

Modelo Opel, que foi fabricado no Brasil como Chevrolet, chega à sexta geração pelo grupo Stellantis

23/07/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Se até 10 anos atrás, lhe disséssemos que o novo Astra teria a mesma plataforma do recente Peugeot 308, você certamente estranharia. Produzido pela General Motors com a gravatinha da Chevrolet, entre 1998 e 2011, o modelo faz parte do portfólio da alemã Opel, que àquela altura pertencia à GM. 

Só que, em 2017, a General Motors vendeu a marca germânica para a PSA – grupo que congrega Citroën, Peugeot e DS. E, seguindo a onda de fusões e aquisições, em janeiro deste ano, a PSA se juntou à FCA (de Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e outras tantas) formando a gigante Stellantis. 

E é nesta condição que a Opel anunciou a 6ª geração de um de seus modelos mais longevos, ele mesmo, o Astra. Agora vamos ao carro propriamente dito. 

Leia mais:
+ Test-drive com a S10 High Country 2022
+ Avaliamos o novo Mercedes GLA 200 AMG Line
+ Argo Trekking 2022: um aventureiro equilibrado

Como é o novo Astra? 

Com lançamento anunciado para até o final do ano, o novo carro, como comentamos, utiliza a mesma plataforma modular do Peugeot 308. Chamada EMP, ela também é a base de seu irmão menor, o novo Corsa. 

Sob o capô, pelo menos por enquanto, as opções de motores começam com um a gasolina de três cilindros – com 1.200 cc e potência de 110cv e 230cv, dependendo da versão. Além desses, ainda haverá (por curto prazo) um propulsor a diesel, de 1.500cc, quatro cilindros e 130cv. 

Nas versões a gasolina, o câmbio será automático, de oito velocidades. Na diesel, o mesmo câmbio estará presente, mas também haverá a opção do manual de seis marchas. 

Além dessas, o Astra terá a opção híbrida plug-in (recarregável), que combina um motor de 1.600cc (que pode ter 150 ou 180cv de potência) com outro, elétrico, somando até 225cv de potência total.

Com essa configuração, o Astra promete percorrer 50 km para cada litro de combustível, proporcionando até 2 mil km de autonomia. 

Interior tecnológico e versão SW 

Por dentro, o novo Astra segue a tendência dos modelos mais recentes, com painel de instrumentos digital, com tela em TFT e totalmente configurável, ladeado por uma tela que serve tanto à central de multimídia, quanto a informações e comandos complementares de recursos a bordo. 

Os faróis são full LED Matrix e o carro conta com recursos como piloto automático adaptativo (que mantém sozinho a distância em relação ao veículo à frente), projeção de informações do painel no para-brisa (head-up display), bancos elétricos e refrigerados e sistema de câmeras com projeção 360º (mostrando todo o entrono do veículo). 

Além do hatch, assim como o “primo 308, o Astra terá ainda uma versão perua, a Sports TTourer. Sim, na velha Europa, esse tipo de automóvel continua tendo seu espaço no mercado, mesmo com a multiplicação dos SUVs. Chances de ter esses carros no Brasil? Provavelmente só com importação paralela. 

Juntos venceremos (gastando menos) 

A ideia de juntar diferentes montadoras para compartilhar as plataformas, é claro, tem a ver com a chamada otimização dos processos de produção, algo que podemos traduzir simplificando como economia de escala.  

Podendo criar vários modelos de várias marcas sobre uma mesma base, o conglomerado de empresas gasta muito menos em pesquisa, projeto e desenvolvimento.  

E, mais tarde, também em fabricação e pós-venda, já que uma infinidade de processos e componentes comuns entre esses “diferentes” modelos, torna tudo bem mais simples e menos custoso. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.