16/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Vazado antes da hora em patentes feitas no Brasil, a nova geração do Nissan X-Trail, ou Rogue se preferir, foi oficialmente lançada nos Estados Unidos. O SUV de porte médio-grande deverá desembarcar no Brasil no máximo em 2021 para concorrer diretamente com Honda CR-V, Toyota RAV4 e Volkswagen Tiguan Allspace.
Leia mais:
+ VW T-Cross e Nissan Kicks despencam em maio
+ Nissan terá 2 Frontier, mini-Kicks e mais nove lançamentos
+ Renault e Nissan terão plataforma única para seus modelos
Menos é mais
Construído sobre a plataforma modular CMF-C/D da Aliança Renault-Nissan, o novo Nissan Rogue ficou menor que a geração anterior. Ele diminuiu 5,33 cm no comprimento e ficou 4,32 cm mais baixo. Na fita métrica agora ele possui 4,19 m, largura de 1,82 m e altura de 1,67 m.
Veja aqui ofertas de carros da Nissan na sua cidade
Apesar disso, a Nissan garante que o novo Rogue / X-Trail ficou mais espaçoso dentro, mesmo com o entre-eixos encurtado em 2,54 cm. O truque foi diminuir o comprimento do capô e do painel a fim de ampliar o espaço interno. O porta-malas cresceu com os bancos traseiros dobrados.
Divisão de bens
Para não ser mais um no mundo dos SUVs médios, que já tem concorrentes de sobra, o Nissan Rogue ganhou faróis divididos em duas porções, como a Fiat Toro e o Citroën C4 Cactus. A porção superior é ligada visualmente à grade frontal, enquanto a inferior tem abertura de ar própria. Em ambos as luzes são de LED.
O novo SUV da Nissan ganhou visual mais parrudo, com capô praticamente reto e linhas fortes na lateral. A coluna C com recortes retos faz até lembrar o Toyota RAV4, seu principal rival nos Estados Unidos. Como no Kicks, há opção de teto com pintura contrastante.
Na traseira, o novo Rogue tem lanternas afiladas grudadas no vidro traseiro e tampa do porta-malas com visual limpo. Mas é na cabine onde o SUV impressiona. Há muito couro e materiais com aparência sofisticada, seguindo a linha de design do novo Sentra.
Simule aqui as parcelas do seu próximo carro
A central multimídia flutuante dá um toque moderno, assim como o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas da versão topo de linha Platinum. Por falar nela, a variante mais cara tem couro com costura diamante nos bancos e imitação de madeira no painel.
Continuidade
Apesar de ter mudado bastante por fora e de plataforma, o Nissan Rogue manteve o mesmo motor de antes. Nos EUA, ele é equipado com um 2.5 quatro cilindros aspirado de 181 cv e 25 kgfm de torque. O motor é combinado à já tradicional transmissão CVT. Há versões com tração dianteira ou nas quatro rodas.
A Nissan oferecerá também versões híbridas na Europa, onde o SUV é vendido como X-Trail. No Brasil, é bastante provável que sejam importadas somente as versões híbridas do modelo. O nome, no entanto, ainda não foi escolhido. Vale lembrar que no início dos anos 2000 a Nissan importou para o Brasil o X-Trail.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro