24/01/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Nissan revelou a nova geração da Frontier em novembro do ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, anunciando que suas vendas aqui teriam início ainda no primeiro trimestre deste ano. Ou seja, ela está quase chegando e para preparar o terreno para o lançamento, a fabricante japonesa faz questão de destacar seus mais de 80 anos de tradição com picapes.
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Segundo a Nissan, ela já vendeu mais de 14 milhões de picapes em aproximadamente 180 países nas últimas oito décadas. Essa história começou em julho de 1934, quando a empresa iniciou a produção do seu primeiro veículo comercial: a Datsun "13 Truck". Com cabine simples, o modelo tinha capacidade de carga de 520 quilos e era equipado com transmissão manual de três marchas e motor de 15 cv a 3.600 rpm.
Na década de 1960 veio a "Datsun Truck 1200", com motor de 1.200 cm³ e suspensão independente no eixo dianteiro. Uma versão alongada também foi lançada logo depois.
Na América Latina, a introdução de carros e picapes Datsun aconteceu em 1935 em países como Peru e Chile. Em 1972, a Nissan começou a produzir a Datsun 521 em sua fábrica de Cuernavaca, no México, modelo exportado para alguns países da região e teve grande aceitação na América Central. Anos depois, o segundo modelo exportado do México foi a picape Datsun 620.
A terceira geração de picapes produzidas na América Latina foi a Datsun 720, a primeira a oferecer tração nas quatro rodas. Entre 1973 e 1979, as vendas da 720 ajudaram a aumentar significativamente o número de picapes na região, que foram de 2.000 a 72.000 unidades por ano, especialmente na Nicarágua, em El Salvador e em Honduras, os principais mercados.
Nos anos 1990, a família D21 se tornou a sucessora da 720, com diferentes nomes comerciais: Terrano, no Chile, e Frontier nos demais países da região. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades oficiais em 2000, ainda como importadora, tendo a Frontier como um dos primeiros modelos vendidos pela marca no País.
Dois anos depois teve início a produção da Frontier na fábrica da Aliança Renault-Nissan em São José dos Pinhais (PR). Desde então, a picape soma mais de 100.000 unidades vendidas.
Nova Frontier
A nova geração será inicialmente importada do México, com início das vendas no primeiro trimestre de 2017. A partir de 2018 ela passará a ser produzida em Pacheco, na Argentina, dividindo a linha de produção com Mercedes-Benz Classe X e Renault Alaskan.
O modelo renovado ficou maior, além de adotar um estilo mais sofisticado e moderno. Muda também motor, que será um 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,8 kgfm de torque, associado à transmissão automática de sete marchas. O preço estimado para a versão topo de linha será de R$ 160 mil.
Atualmente, a picape conta com motor 2.5 turbodiesel de 163 cv de potência na versão 4x2 e 190 cv na configuração 4x4. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática de cinco velocidades. Os preços variam entre R$ 120.290 e R$ 156.790.
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