27/03/2009 - Texto e fotos: Guilherme Silva / Fonte: iCarros
Localizada no bairro do Jardim Europa, região nobre da zona Sul de São Paulo, a Avenida Europa concentra, em pouco mais de
Nas manhãs de sábado, de câmeras em punho, rapazes andam de uma ponta à outra da avenida, várias vezes, à espera de que algum possante passe para mirá-lo com suas lentes. O estudante Amílcar Gonzales, de 18 anos, sai de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, e vai quase todos os finais de semana até a avenida. Sempre gostei muito de carros exóticos, e venho até aqui para tirar fotos para postar em um fórum que participo na internet desde
Para se manterem informados, os fãs buscam informações em revistas e sites especializados no assunto e, a cada carro que veem, disparam algum comentário sobre o modelo. O pessoal que vem aqui para admirar sabe mais a respeito dos carros que os próprios vendedores, pois sempre acompanhamos o que sai nas revistas e na internet, disse Daniel (que não quis revelar o sobrenome), 25 anos, que, sob um sol de 30 graus, protegido por um boné da escuderia italiana Ferrari, registrava detalhes de um Bentley Continental estacionado na frente de uma loja.
De tanto frequentarem a rua dos carrões, os jovens formaram uma amizade entre si e até mesmo com proprietários dos carros e lojistas, já que, além de registrarem imagens, estão sempre discutindo sobre automóveis. A paixão por automóveis fez o jovem Leone Andreta, de 19 anos, unir o útil ao agradável. Após começar a fotografar os carros, Andreta conheceu donos de veículos e de lojas que, após notarem o bom conhecimento que o rapaz tem sobre carros, decidiram contratá-lo para auxiliar o departamento de marketing da Platinuss, importadora das marcas Lotus e Lamborghini. Por incrível que pareça, eu tirava fotos dos carros que passavam na rua. Quando perceberam que eu tinha um conhecimento legal sobre veículos desse tipo, decidiram me chamar para ajudar o pessoal do marketing, que não conhece muito sobre esse segmento, diz o jovem, que continua registrando suas imagens. Ainda fotografo porque foi a partir deste simples ato que minha vida mudou e passei a trabalhar e a me envolver mais com os automóveis. É um hobby, completa.
Capricho - Ao entrar no show room da Ferrari, um vendedor sentado numa mesa no fundo da loja recepciona com um austero Pois, não?. Receio, talvez, de que alguém encostasse em alguma das lustrosas máquinas vermelhas: se for zero quilômetro, ultrapassa facilmente a bagatela de R$ 1,5 milhão.
Dentro da loja, é possível presenciar pais que levam seus filhos para verem de perto os famosos bólidos da fábrica de Maranello. Ao perguntar se muitos curiosos iam até o local, o mesmo vendedor responde, rapidamente, que muitas pessoas entram ali apenas para verem os veículos, pois os clientes da marca e interessados em adquirir uma Ferrari entram em contato com a revenda pelo telefone.
No momento em que uma F430 Spider vermelha estava sendo manobrada na frente da loja da marca italiana, um eufórico garotinho, que aparentava ter cerca de sete anos de idade, gritou da janela de um Fiat Siena, Olha, pai! Uma Ferrari, uma Ferrari!.
Diferentemente da maioria das concessionárias convencionais, as butiques da avenida Europa acomodam seus veículos em lojas de visual caprichado, com decoração suntuosa e algumas delas oferecem café, sucos e biscoitinhos aos clientes. Já os vendedores, como os da Porsche, por exemplo, trabalham vestidos de terno e gravata, na estica.
As marcas mais consagradas do mundo automobilístico, como Ferrari, Porsche, Audi, Volvo, Harley Davidson, Jaguar, BMW e Mercedes-Benz, distribuem-se em seus show rooms localizados em ambos os lados da avenida, mas as lojas multimarcas também acirram a concorrência e comercializam modelos exclusivos, como a importadora e revenda Platinuss, que também representa a Pagani e vende o carro mais caro do País, o superesportivo Zonda R, avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões.
Observar a avenida Europa no começo de tarde de um sábado qualquer lembra uma passarela, onde as celebridades, no caso, os carrões, desfilam de um lado para o outro enquanto os paparazzi, ou melhor, os fanáticos por automóveis correm atrás com suas câmeras tentando registrar os melhores ângulos possíveis. Afinal, sonhar, não custa nada...
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro