entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mulheres causam menos acidentes de trânsito, diz estudo

Estudo da Unicamp revela que homens se envolvem três vezes mais em acidentes de trânsito em relação a mulheres

01/10/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Um estudo feito pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostra que mulheres se envolvem menos em acidentes de trânsito em relação aos homens. Exatamente três vezes menos, de acordo com a pesquisa feita pela instituição paulista. Com quaisquer tipos de veículos.

De acordo com o estudo, entre junho de 2021 e junho de 2022 foram registradas 183% mais colisões com motoristas homens do que com mulheres. Em números absolutos, homens tiveram 192.643 ocorrências, ante apenas 68.039 de motoristas do sexo feminino.

Outro dado que impressiona na pesquisa sobre acidentes de trânsito é que, quando consideradas apenas colisões traseiras, aquelas em que a máxima popular diz que "quem vem atrás é sempre o culpado", os homens são responsáveis por 123.633 ocorrências. Já as mulheres têm um número bastante menor, de 40.182, número mais de três vezes menor.

Se falarmos em quedas (seja de motos ou então carros que, por exemplo, despenquem de uma ribanceira), as mulheres são responsáveis por 18.000 casos, enquanto os homens têm 52.440 ocorrências. Por outro lado, no que o estudo chama de "casos indefinidos", em 245.019 oportunidades o acidente foi causado por homens, enquanto em outras 86.538, a ocorrência foi causada por mulheres.

Pesquisa de acidentes de trânsito leva em conta também outros fatores

A pesquisa da Unicamp não fala apenas sobre homens e mulheres. O dia da semana com mais ocorrências de trânsito é a sexta-feira, quando 307.436 acidentes foram registrados no período estudado. O sábado vem logo a seguir, com 277.057 casos. Já os domingos são os dias com menos casos, com apenas 206.838.

Os motoristas de automóveis são os responsáveis por mais casos, com 649.430 ocorrências, ante 234.016 de pilotos de motos. Quando consideramos caminhonetes, o número cai para 102.889. Chama atenção que dos 638.623 acidentes registrados pelo estudo, somente 20.031 tiveram vítimas fatais.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.