13/10/2021 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação e Rodrigo França / Fonte: iCarros
Quando os primeiros SUVs surgiram, impunham força e robustez no visual. Eles tinham uma altura do solo maior em relação aos sedãs justamente para encarar qualquer terreno. Só que, com a rápida popularização deste tipo de carro, muitos deles ficaram só com a cara de aventureiro.
Mas esta história não acontece com o Mitsubishi Eclipse Cross, que mostrou em nossa avaliação que pode se adaptar muito bem no espaço urbano (onde, convenhamos, mais de 90% dos SUVs acabam rodando o tempo inteiro), mas tem condições técnicas de encarar uma terrinha.
Isso porque, na versão HPE-S S-AWC que testamos, o carro conta com tração integral nas quatro rodas. Com o sistema 4x4 acionado, o Eclipse Cross é um SUV que encara sim terrenos mais complicados. Ao contrário de muito de seus concorrentes, diga-se de passagem.
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E mesmo este sendo um carro pronto para encarar estradas ruins, ele também tem um visual bem urbano, com dimensões interessantes, com 4m40 de comprimento, 1m80 de largura e 1m68 de altura.
Ou seja, é um carro que vai caber numa vaga normal na rua ou mesmo nas apertadas garagens de prédios antigos dos centros urbanos brasileiros, mas com dimensões dignas de SUV.
Bom espaço interno
O espaço interno é um importante diferencial, com bom conforto para o motorista e os passageiros – incluindo o quinto, que normalmente ocupa o lugar do meio no banco traseiro. Neste carro, ele viaja sem apertos.
O porta malas tem capacidade para 473 litros, não é o maior do segmento, mas também atende bem para demandas de uma viagem mais longa – foi o nosso caso, indo até Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
Lá, andamos com o Eclipse Cross em estradas de terra nos arredores do Autódromo Velocitta, onde estava acontecendo uma etapa da Mitsubishi Cup (mas lá no rally com carros preparados para competição, evidentemente).
O motor 1.5 turbo desenvolve 165 cavalos de potência, 25,5 kgfm de torque e o carro faz de 0 a 100 km/h em 9 segundos. É um desempenho bem interessante para a dimensão do carro, que responde bem nas ultrapassagens nas estradas e nas retomadas na cidade, por exemplo.
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O câmbio é automático CVT, “simulando” oito marchas, com trocas suaves – e tem até a opção da borboleta no volante para quem gosta de, de vez em quando, sentir-se mais no comando do carro – caso deste jornalista que está escrevendo.
O consumo é considerado bom para um SUV deste porte, fazendo 10 km/l na cidade e 11,6 na estrada, números também bem razoáveis.
A tecnologia é outro importante diferencial do Mitsubishi Eclipse Cross. Diferentemente de alguns concorrentes, ele tem uma tela multimídia menor e mais discreta, de 7 polegadas, mas as funções são parecidas com as dos SUVs deste concorrido segmento.
Estão presentes os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, 6 airbags, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem autônoma de emergência e os sensores crepuscular e de chuva.
Estes sistemas são de série desde a versão de entrada do Eclipse Cross (que parte de R$ 159.990 no GLS).
Outras versões incluem alerta de mudança de faixa, sensores traseiro e dianteiro, ar condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com ajustes elétricos e aquecimento para assentos da frente, teto solar panorâmico, farol alto automático, detector de ponto cego, piloto automático adaptativo, chave presencial e partida por botão.
O 4x4 vem apenas na versão HPE-S S-AWC, com preço a partir de R$ 207.990.
Já o design divide opiniões. A frente é mais discreta, mas a traseira, com seu visual único, com estilo “SUV cupê”, com característico caimento da coluna C junto com um vidro traseiro bipartido, nem sempre agrada a todos.
Para mim, dá uma impressão de carro futurista, daqueles dos filmes que a gente via nos anos 1980. Um estilo polêmico e, talvez por isso, uma reestilização já foi apresentada no Japão, mas ainda não chegou ao Brasil.
Assim, o Mitsubishi Eclipse Cross é um carro tem personalidade suficiente para se destacar justamente por não parecer “mais um” SUV circulando na cidade.
Até porque, com o 4x4 pronto para encarar caminhos ruins, este carro tem o que é preciso para ser um legítimo “veículo utilitário esportivo”, a origem da sigla SUV em inglês. E ser autêntico, nos dias atuais, não é pouca coisa.
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