13/03/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Olhando as imagens acima, você deve ter pensado: por que esses sedãs têm um porta-malas tão curtinho? A explicação é bastante simples: incentivos fiscais. Conheça agora como surgiram esses pequenos sedãs e porque alguns modelos internacionais não passam dos 4 m de comprimento.
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Inspirado na legislação japonesa dos kei cars, o governo da Índia instituiu em 2008 uma regulamentação beneficiando carros com menos de 4 metros de comprimento. A tributação para veículos de passeio foi reduzida de 20% para 8%, enquanto a de SUVs caiu de 24% para os mesmos 8%. A exigência para benefícios também inclui motores, que devem ser, no máximo, 1.2 litro para gasolina e 1.5 para diesel.
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Foi assim que em 2008 surgiu o primeiro sedã encurtado do mundo: o Tata Indigo CS. Baseado no sedã compacto Indigo, o modelo da indiana Tata não passava de uma variante menor, com porta-malas reduzido e 4 metros de comprimento. O desenho pouco mudava em relação ao modelo original.
Revelado junto da nova geração do Figo (Ka) em 2015, o Ford Figo Aspire é a versão encurtada e levemente modificada do nosso Ka Sedan. Vale lembrar que o Ka Sedan tradicional é vendido também na Índia, porém com preço bem mais alto que o do Figo Aspire.
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Já a Volkswagen foi uma das últimas na Índia a aderir ao concorrido segmento de sedãs encurtados. Lançado em 2016, o Ameo é derivado da quinta geração do Polo (anterior ao modelo atualmente vendido no Brasil). O desenho é um tanto quanto polêmico, especialmente pelo corte reto da traseira.
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Uma das curiosidades desse segmento é que alguns modelos romperam barreiras e foram parar em outros continentes. O Hyundai Xcent, derivado do Hyundai i10 (primo do Kia Picanto) é oferecido no México, assim como o Chevrolet Beat Essentia. Mas o caso do modelo da GM é ainda mais pitoresco: produzido na Índia, a versão sedã do Beat jamais foi vendida localmente, visto que a Chevrolet anunciou que sairá desse mercado em breve.
A regulamentação indiana também foi a justificativa para o comprimento da segunda geração do Ford EcoSport. Sem o estepe na traseira, o SUV se mantém dentro do limite de 4 m de comprimento e é beneficiado pelos incentivos fiscais. O Toyota Etios hatch, que foi desenvolvido na Índia, é outro exemplo, já que tem entre-eixos mais curto que o sedã para não superar a metragem máxima.
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