26/09/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
É comum no mundo automotivo que marcas desenvolvam carros específicos para alguns mercados ou que adapte modelos internacionais para regiões em desenvolvimento. Em muitos casos, as modificações são tantas que os carros ganham nomes diferentes. Mas e quando um mesmo batismo é servido para cinco carros completamente diferentes? Pois é exatamente isso que acontece com o Toyota Yaris.
Leia mais:
Toyota Yaris ganha versão esportiva híbrida que faz 32 km/l
Yaris entra no top 10 dos sedãs compactos mais vendidos
Carros da Toyota finalmente terão Android Auto
Apesar de sua carreira ter iniciado apenas em 2018 no Brasil, o Toyota Yaris existe no mundo desde 1999. Sua primeira aparição pública aconteceu no Salão de Paris em 1998 e era a nova investida da Toyota no segmento de carros compactos. Com apenas 3,64 m de comprimento, a primeira geração do Yaris tinha o mesmo porte de um Volkswagen up!, bem longe dos 4,14 m de comprimento que o modelo nacional exibe.
Procurando um Yaris? Veja as ofertas aqui
Batizado de Vitz no Japão, o Yaris global da primeira geração era vendido também nos EUA em sua versão sedã, chamada de Echo. A segunda geração lançada em 2005 era substancialmente maior que a primeira e tinha estilo evidentemente inspirado pelas minivans. Já a terceira geração, chegou apenas em 2011, quando o hatch passou a ser vendido nos EUA.
Simule quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro
Esse Yaris já passou por duas reestilizações, sendo a última e mais profunda feita em 2017, quando ganhou lanternas traseiras que invadem a tampa do porta-malas. Diferentemente do nosso Yaris, a versão global tem medidas mais comedidas: 3,88 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,51 m de altura contra 4,14 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,49 do altura do brasileiro. Os destaques do Yaris global vão para as versões híbridas e a esportiva GRMN, equipada com motor 1.8 supercharged de 205 cv.
Já que o que interessa ao brasileiro é o nosso Yaris , sabia que ele não é tão nacional assim? O Yaris vendido por aqui tem origem tailandesa e existe desde 2013. Ele foi desenvolvido para mercados emergentes e adota soluções de menor custo quando comparado do Yaris global. Além disso, possui uma versão sedã, algo que o outro Yaris não tem.
Além do Brasil e da Tailandia, ele é vendido no México, África do Sul e fez sua estreia recentemente na Argentina. Apesar de ser bem diferente do modelo tailandês de 2013, o nacional não passa de uma pesada reestilização feita sobre o modelo original de baixo custo. Apesar disso, as origens dessa geração permanecem na China: batizado de Yaris L, o modelo passou por retoques visuais mais leves em 2016 e começou a ser vendido também como sedã.
Na China, a Toyota vende quatro modelos do Yaris ao mesmo tempo, se considerar as variantes hatch e sedã. Além do Yaris L hatch e sedã, a Toyota chinesa conta com o Vios, igualmente oferecido nas versões hatch e sedã. O nome Vios, inclusive, era usado pelo Yaris Sedan na Tailândia e em outros mercados antes da última mudança visual.
Por fim, o último dos Yaris não é um Toyota de verdade. Oferecido apenas nos EUA e no México, o Toyota Yaris Sedan é, na realidade, um Mazda 2 Sedan rebatizado com frente reestilizada. As linhas fortes da carroceria e a dianteira bastante agressiva não dão a ele um ar de Toyota, especialmente porque o modelo havia sido planejado para ser vendido pela Scion como iA antes da prematura morte da fabricante controlada pela Toyota.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro