31/10/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Mercedes-Benz apresentou o novo Arocs 8x4, caminhão basculante dotado de muita força e tecnologia para obras e grandes infraestruturas, podendo ser usado também para minerações e construções civis.
Segundo a fabricante, o modelo inédito foi pensado para as demandas do mercado brasileiro, sendo desenvolvido por engenheiros da própria Mercedes-Benz do Brasil.
Com cabine global dos modelos Arocs, ele tem capacidade para abrigar até 58 toneladas de peso bruto total e 150 toneladas de capacidade máxima de tração, dependendo das condições da operação.
O extrapesado foi desenvolvido para receber básculos de 20 até 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.
Leia mais:
+ Volvo VNL: o caminhão autônomo para longas viagens
+ Caminhão vazio precisa parar em posto fiscal?
+ Como funciona o sistema de rastreamento de caminhões?
Motorização do novo Arocs 8x4
O trem de força do Arocs é um dos principais destaques do caminhão, utilizando motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros e oferecendo 510 cv de potência a 1.800 rpm e 244,7 kgfm de torque a 1.100 rpm.
“O motor de 510 cavalos e o câmbio automatizado oferecem excelente desempenho. A nova tomada de força, com rotações mais baixas do motor, assegura o menor tempo de basculamento da caçamba”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A transmissão é efetuada pelo câmbio automatizado PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, entregando desempenho e confiabilidade no trabalho com cargas. As trocas de marchas ganharam em eficiência e agilidade.
O Arocs 8x4 pode ser operado em três modos de condução: Economy, voltado para o uso básico, com bom piso e com pouca carga; o intermediário é o modo Standard, em que o caminhão enfrenta rampas leves bem carregado. Esses dois primeiros modos são mais indicados para economia de combustível.
Por fim, o terceiro modo é o ideal para quando o caminhão estiver bem cheio de carga e precisar enfrentar trechos íngremes, em terrenos de aderência ruim. Esse modo Power off-road foi pensado para que o motorista tenha bom controle do caminhão por meio do acelerador.
Design
Com visual robusto, o Arocs 8x4 segue o formato universal de cabine da marca. A grade dianteira é inédita no cardápio da Mercedes, com dois spoilers laterais e quatro aletas.
Apesar de seus mais de 8 metros de comprimento total, o Arocs é um modelo que promete facilidade para manobras. Sua altura de 3,70 metros possibilitou que um degrau extra flexível fosse incluído para facilitar o acesso do motorista na cabine.
Com mais de 200 unidades já comercializadas, as primeiras entregas estão previstas para serem feitas ainda em 2021.
Confira algumas outras informações técnicas sobre o Arocs 8x4:
Distância entre-eixos (1º e 3º eixos) - 4.550 mm
Distância entre os eixos dianteiros - 2.000 mm
Distância entre os eixos traseiros - 1.450 mm
Balanço traseiro - 800 mm
Comprimento total - 8.217 mm
Altura (descarregado) - 3.700 mm
Largura - 2.508 mm
Raio de giro - 10,75 m
Círculo de viragem (parede a parede) - 21,30 m
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro