O mesmo acontece com o balanceamento das rodas. Se o veículo trepida em velocidades mais altas, está na hora de arrumá-las. Viajar com as rodas desbalanceadas gera mais que um desconforto: pode pôr um ponto final no passeio antes de se chegar ao destino. A trepidação nas rodas (principalmente nas altas velocidades das estradas), mais uma vez, desestabiliza o veículo e põe em risco a segurança dos que viajam com você e a dos outros carros ao redor.
Correia dentada Ela pode estar escondida sob uma capa, mas também precisa ser checada antes da viagem. Uma correia dentada com os dentes gastos ou quebrados, ou com aparência desgastada, mostra que já está mais do que na hora de trocar a peça. A manutenção varia entre 30 mil km e 50 mil km, dependendo do modelo do carro. A informação específica para o seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário. Se a correia dentada quebrar, pode causar o empenamento das válvulas e danos aos pistões.
Limpador de pára-brisas As palhetas do limpador também precisam estar em boas condições. Com a borracha ressecada, o equipamento não vai desempenhar bem a sua função e podem atrapalhar a condução se estiver chovendo.
O nível de água dos lavadores do pára-brisa também deve estar completo, ainda mais se o destino for a praia ou o interior. Nestas condições, a areia e o pó acumulam no vidro. Acionar o limpador com o vidro sujo, sem utilizar o lavador, pode gerar riscos no pára-brisa.
Lâmpadas Piscas, lanternas, faróis, luzes de freio e a iluminação da placa traseira devem estar funcionando corretamente antes da viagem. Além de garantir sua segurança na estrada, não é boa idéia ficar sem os faróis, principalmente em sítios ou estadas vicinais que não possuem iluminação adequada durante a noite.
Equipamentos de segurança obrigatórios A resolução 14 do CONTRAN estabelece os equipamentos obrigatórios que o carro deve possuir, entre eles, o extintor de incêndio, a roda sobressalente (estepe), a chave de roda, o triângulo de segurança e o macaco. Todos estes equipamentos devem estar presentes no veículo e devem estar funcionando.
O extintor de incêndio tem de estar dentro do prazo de validade. O relógio que indica a pressão é dividido em três áreas: vermelha, verde e branca. Se a seta indicadora estiver no vermelho, o extintor está sem condições de uso. O macaco, que tem de ser compatível com o peso e a carga do carro, a chave de roda, o estepe e o triângulo devem estar nas mesmas condições.
Se uma blitz flagrar um carro com os equipamentos sem condições de uso ou sem eles, o motorista fica sujeito à multa e comente uma infração grave, além de ter o veículo retido.
Documentação Agora que o carro está pronto para sair, está na hora de conferir se a papelada está em dia. Este é o momento de checar se sua habilitação está dentro da validade e se o licenciamento e o seguro obrigatório de seu carro estão em dia. Rodar com a documentação atrasada ou sem ela é uma infração leve, punida com multa e retenção do veículo até que os papéis sejam apresentados. Uma dica: toda a documentação (sua e do carro) deve ser original. Andar com cópias é a mesma coisa que nada, perante o Código de Trânsito Brasileiro.