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Manuteção preventiva evita sustos nas férias

Fim de ano, festas e viagens. Mas tudo isso pode acabar no acostamento se alguns detalhes passarem em branco

05/12/2008 - Texto e Fotos: Thiago Moreno e Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Manuteção preventiva evita sustos nas férias
As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, a hora de botar o pé na estrada. Correto? Não. Viajar sem fazer uma checagem básica nos componentes de seu carro é arriscar ficar parado no acostamento ou levar uma multa.

A maioria das informações sobre a manutenção de seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário, mas o iCarros preparou uma lista dos equipamentos do carro que precisam ser vistoriados antes de sair para os feriados.

Fluídos – Água, óleo, fluídos de freio e da direção hidráulica (caso o carro possua o equipamento) precisam estar com os níveis dentro do indicado por seus reservatórios ou indicadores. Alguns destes itens, como a água do arrefecimento do motor e o óleo, costumam evaporar em pequenas quantidades do sistema, mas se o seu carro ‘baixa’ muito rapidamente os níveis de água e/ou de óleo é melhor agendar uma visita ao mecânico antes de viajar, pois há algo de errado com o motor.

Os fluídos de freio e da direção hidráulica não devem ser completados, pois, se o nível de qualquer um destes elementos cair, é um sinal de que há um vazamento no sistema e você pode ficar sem freios ou sem a direção no meio da viagem.

Uma baixa no nível do fluído de freio também pode indicar um desgaste dos componentes do sistema (pastilhas ou sapatas de freio). Tanto este quanto o fluído de direção hidráulica não devem ser completados.

Pneus – Para pegar a estrada não basta apenas calibrar os pneus, é preciso verificar também se a profundidade dos sulcos está dentro do permitido por Lei, como lembra gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone José Carlos Quadrelli. ‘O limite de segurança (da profundidade dos sulcos) é de 1,6 milímetro, ou seja, o pneu pode estar careca, embora os sulcos ainda sejam visíveis’, afirmou. Andar com os pneus abaixo do limite de segurança é ilegal e pode causar a apreensão do carro, conforme diz a lei 558/80 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

A calibragem dos pneus também é fundamental. Se eles estiverem com pressão acima ou abaixo do recomendado no manual, além de desgastarem mais rapidamente, causam avarias às peças. No caso da pressão mais baixa, o carro fica com a direção mais pesada, gasta mais combustível e a estabilidade fica comprometida.

Se você for viajar com muito peso no carro, o manual do proprietário possui uma pressão específica para os pneus nestas situações em que o carro trafega com muita carga. E não basta apenas calibrar os quatro pneus do carro, o estepe não pode passar em branco. Se for preciso trocar um pneu, não vai adiantar nada colocar um estepe que esteja vazio ou sem condições de rodar.

Alinhamento e balanceamento – Se o seu carro tende a ‘puxar’ para os lados, quando você está guiando, é um sinal de que a direção está desalinhada. Nessa condição, o carro pode perder estabilidade e comprometer a segurança. Pode não parecer um problema sério, mas deve ser reparado antes da viagem.
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