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Maio Amarelo: freios devem estar sempre perfeitos

Fundamental para a segurança, sistema de frenagem dos carros costuma dar sinais quando há problemas; veja como descobrir

07/05/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Desde 2011, por conta de uma resolução da ONU, campanhas sobre segurança no trânsito ganham um destaque especial durante o mês de maio, no mundo todo. Para marcar o Maio Amarelo (cor do “atenção” nos semáforos), iCarros começa hoje uma série de matérias específicas sobre o tema.  

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Comecemos por um sistema fundamental para a segurança de todos, dentro e fora dos carros: os freios. 

Basicamente, nossos carros são equipados com dois tipos de freios, os a tambor e os a disco. Mais eficientes, inclusive quando molhados, esses últimos têm como desvantagem uma durabilidade comparativamente menor e um custo um pouco mais alto. 

Já os a tambor costuma ser mais duráveis e ter preço mais baixo que o a disco, mas perde eficiência quando é molhado e costuma superaquecer mais facilmente (por funcionar fechado).

Não por acaso, a imensa maioria dos carros mais baratos e até intermediários atuais vêm com os dois sistemas, discos nas rodas dianteira e tambores nas traseiras. 

Isso porque, durante a frenagem, cabe justamente às rodas dianteiras a maior quantidade de esforço ou força na desaceleração, enquanto a ação das rodas de trás é mais importante para a manutenção da direção.

Nesse sentido, aliás, o sistema ABS – que evita que as rodas se travem e que é obrigatório em todos os automóveis novos vendidos no Brasil – é também muito importante. 

Sintomas de desgaste 

A disco ou a tambor, é muito importante que você preste atenção a sinais de desgaste dos freios para não ser surpreendido num momento em que mais precisar deles. Vamos a alguns dos sinais mais comuns de problemas que você pode detectar sozinho, entender o motivo e procurar um mecânico: 

Quando eu freio, o carro se desvia para um lado 

Sintoma de que pode haver um desgaste desigual nas pastilhas, causado por mau funcionamento do mecanismo das pinças dos freios dianteiros. Agindo com forças diferentes nas rodas, a frenagem é irregular e o carro pode sair da trajetória. 

Outra possibilidade é haver entupimento nas mangueiras ou um disco de freio empenados, mas, nesse caso, costumam aparecer outros sintomas, como vibrações e mudança na altura e funcionamento do no pedal.  

Mas se o seu carro está “puxando” para um lado enquanto está em movimento, o problema pode estar na suspensão, direção, pneus ou rodas, que devem ser examinados por um mecânico.  

Quando freio, ouço um som agudo 

O som pode ser desagradável, mas nem sempre indica um problema sério. Quando as pastilhas ou lonas são trocadas, é comum que façam um pouco de barulho durante um tempo, até que se desgastem o suficiente para se encaixarem – assentarem – direitinho no espaço que lhes cabe. 

Mas se, passado um tempo, o ruído continuar, ou se ele surgir em um período distante da manutenção dos freios, é provável que pastilhas ou lonas estejam gastas ou tenham saído da posição correta. 

Sinto vibração no pedal quando freio 

Se seu carro tem ABS – que impede as rodas de travarem em frenagens mais fortes ou sobre piso escorregadio –, é normal que, nessas circunstâncias mais extremas o pedal vibre um pouco, indicando justamente o funcionamento do sistema. 

Mas se você também sentir essa vibração no volante, aí é sinal de problema. Discos ou tambores deformados, por exemplo, têm essa tremedeira como sintoma. Mas, como já mencionamos, se a vibração acontece independentemente dos freios, o defeito deve estar em outro componente, como rodas ou direção. 

O pedal do freio endureceu muito 

Se você sente que o pedal do freio ficou muito duro e difícil de pressionar, há algumas causas mais prováveis, como problemas no servo freio ou mesmo na ligação do pedal com esse componente. 

O pedal do freio ficou muito baixo 

Se quando você pisa o pedal desce muito e quase toca no chão do carro, muito provavelmente há um vazamento de fluido. É esse fluido que, comprimido, aciona as pastilhas e lonas de freio em cada roda.  

Os pontos em que esse vazamento acontece mais comumente são o chamado cilindro mestre (peça que distribui o fluido e, com ele, a força da frenagem pelas quatro rodas), os tubos por onde o fluido circula, os cilindros nas rodas ou as pinças.  

Quando isso acontece, você geralmente vai notar que o nível do fluido no reservatório que fica sob o capô está abaixo do normal. Outros motivos possíveis são o prazo de validade do fluido ter vencido (e ele ter perdido suas propriedades) ou a entrada de ar no circuito. 

A manutenção é importantíssima 

Não é recomendável que você faça sozinho nenhum tipo de reparo nos freios de seu carro, mas dá para controlar o estado do sistema com um simples acompanhamento no dia a dia. Por exemplo, pelo menos uma vez por mês, confira o nível do fluido de freio no reservatório.  

Se ele estiver baixo é sinal de que há algum desgaste ou vazamento. O mesmo vale para a altura do pedal de acionamento. Se baixar muito, é hora de manutenção. Nunca complete o nível com mais fluido. Leve o carro ao mecânico. 

Independentemente de sinais ou sintomas, o sistema de freios deve ser verificado como parte do plano de manutenção previsto no manual do proprietário de seu carro.

Nas revisões periódicas, são também examinados – e, quando necessário, ajustados ou substituídos – outros componentes que, indiretamente, podem provocar o desgaste prematuro ou mesmo defeitos nos freios.  

Amortecedores e outros componentes da suspensão por exemplo, quando estão fora das condições apropriadas, vencidos ou danificados, podem prejudicar a frenagem, a estabilidade e, também, a durabilidade de outras peças com as quais trabalham em conjunto. Prevenir é sempre a melhor ideia. 

Fonte: Nakata Automotiva 

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