09/06/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Já faz um tempinho que o velho chavão “menos é mais” tem se encaixado como uma luva no segmento automotivo e, no caso da nova geração – a quinta – do SUV RX, que a Lexus acaba de apresentar nos EUA, não é diferente: sai o motor V6 de 3.5 litros e entra o 2.4 turbo de quatro cilindros, com ganho de desempenho.
A análise fria dos números pode, de início, enganar. Afinal, o novo propulsor tem 279 cv – exatamente 20 cv a menos que seu antecessor. Mas oferece perto de 7 kgfm a mais de torque (43,8 totais), que somados à perda de peso e à tecnologia fazem com que o carro acelere mais rápido.
Na versão “de entrada” do RX 2023, puramente a combustível, o SUV tem câmbio automático de oito marchas e opções com tração dianteira ou integral. Na que tem tração nas quatro rodas, ele vai de 0 a 100 km/h em cerca de 7,2 segundos; 0,7 a menos que o modelo 2022.
Mas seu desempenho mais impressionante é proporcionado pela versão híbrida RX 500h F Sport Performance. Nela, o motor 2.4 turbo é apoiado por outro, elétrico, na traseira. Combinados, são 379 cv de potência e 56 kgfm de torque, gerenciados pela transmissão DIRECT4 e despejados nas quatro rodas, fazendo o carro acelerar de 0 a 100 km/h em perto de seis segundos.
Além das opções somente a combustível e híbrida esportiva, o novo RX 2023 conta ainda com outra, intermediária e que também tem apoio elétrico, a 350h. Ela é mais focada na eficiência energética – que, claro, se traduz também em economia de combustível.
Menos potente da linha, essa 350h com um motor de quatro cilindros aspirado de 2.5 litros e outro elétrico, do tipo híbrido leve – semelhante ao “nosso” Corolla Cross Hybrid, cuja avaliação você pode conferir aqui no iCarros. Vale lembrar que a Lexus é a marca premium do grupo Toyota.
Isso não quer dizer que seja fraco: a versão é movida por 249 cv de potência combinada e 32,2 kgfm de torque, fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos. Disponível apenas com tração integral (AWD), o RX 350h utiliza um câmbio do tipo CVT e é capaz de rodar até 14 km/litro de gasolina – como comparação, a esportiva 500h faz 10,2 km/l.
Um pouco mais para frente, uma quarta versão do carro, a 450h, deve se somar à linha, combinando o motor aspirado 2.5 com mais três elétricos, em um sistema híbrido plug-in (recarregável em tomada), configuração semelhante a já usada em outros modelos da marca e que deve lhe garantir uma autonomia “com zero emissões” de mais de 50 km.
Muito além do motor
O novo RX, porém, não traz apenas novidades mecânicas. Lançado em 1998, o modelo chega a sua quinta geração sobre uma nova plataforma, a GA-K, que é utilizada nos Lexus mais atualizados ES e NX. Segundo os engenheiros da empresa, essa plataforma permite que seu centro de gravidade seja mais baixo – o que melhora a estabilidade e a condução.
O carro ganha também em rigidez e perde (voltando ao clichê “menos é mais” lá do início do texto) em peso, sendo perto de 90 kg mais leve em comparação com os de sua geração anterior. Outra vantagem está no entre-eixos 6 cm mais longo – embora o comprimento do carro continue sendo de 4,89 m.
Como se fez essa mágica? Simples, deslocando o eixo traseiro para trás, diminuindo assim a área em balanço, o que também contribui para uma melhor dirigibilidade.
Embora tenha sido totalmente redesenhado, o SUV mantém clara a identidade da marca em traços como a grade dianteira, faróis – um pouco mais largos, em comparação com os da geração atual – e luzes diurnas (DLR) em formato de “L”. Na traseira, seguindo a tendência geral, as lanternas são interligadas por uma barra e a logomarca foi trocada por letras que formam a palavra – adivinhem – Lexus.
Além disso, essa nova geração traz uma série de novidades, que vão de uma nova interface com atualização automática “na nuvem” para multimídia e seleções de recursos – modos de condução, climatização, programação de luzes e travas (as portas podem abrir sozinhas, com a proximidade do motorista) – a um pacote de segurança, que entre outras coisas, tem controle de cruzeiro adaptativo gerenciado por radar e controle inteligente de velocidade nas curvas.
De acordo com a versão escolhida, o modelo pode vir com detalhes como teto solar panorâmico, assentos esportivos e rodas de até 21 polegadas – caso da RX 500h F Sport Performance, que traz também acabamentos em couro e camurça no interior e detalhes em alumínio (como nos pedais e paddle shifters, as borboletas para troca marchas no volante).
Por enquanto, não há previsão de data para a vinda dessa nova geração do RX para o Brasil, nem quanto custará. Hoje, o atual RX 450h F Sport, por exemplo, é oferecido aqui, no site da montadora, por R$ 526.990.
Confira vários carros de luxo disponíveis aqui no iCarros.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro