09/03/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Com 74 anos de história, o Land Rover Defender teve seu modelo mais potente apresentado na Europa. Agora equipado com motor 8 cilindros em V, supercharged, de 5.0 litros, ele entrega 518 cv de potência e 63,3 kgfm de torque.
Leia mais:
+ Peugeot estreia logomarca em nova geração do 308
+ Por que na mão inglesa o motorista dirige na direita?
+ Os 10 carros mais vendidos no Brasil em fevereiro de 2021
Conhecido em sua essência pela robustez, o modelo também promete ser lembrado agora pela velocidade. A máxima é de 240 km/h e o bruto é capaz de chegar de 0-100 km/h em 5,2 segundos, bons números para um SUV. Ele segue com câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Colocar um motor V8 a gasolina no Defender não é uma novidade. Nos anos 1980, a marca chegou a oferecer versões de seu utilitário com um propulsor desse tipo. Menor – tinha “apenas” 3.5 litros –, ele rendia hoje pouco impressionantes 135 cv de potência.
O novo Defender conta com um visual levemente renovado, já que a nova geração fez sua estreia ainda em 2019 (2020 no Brasil). O que mais se esperava mesmo, portanto, eram as novidades de motorização. O modelo 2020, que inclusive avaliamos aqui no iCarros, oferece 300 cv de potência.
Entre os itens que reforçam a nova versão estão barras estabilizadoras de maior diâmetro, rodas de 22 polegadas e o escapamento de quatro saídas, que proporciona um ruído mais chamativo para o SUV.
Por dentro, ele segue luxuoso e tecnológico, características da parceria Jaguar Land Rover. A novidade é o novo sistema multimídia Pivi Pro, com tela de 11,4 polegadas.
O sistema de tração 4x4 adaptável Terrain Response também foi renovado, assim como a suspensão do modelo e houve uma atualização do sistema de distribuição de força, itens que deixam o Defender ainda mais preparado para encarar os desafios nas estradas e no off road.
Se o motorista quiser despejar toda a potência do motor nas rodas, ele ainda pode experimentar a função Dynamic, que atua sobre o câmbio, o motor e outros detalhes e deixa a condução do carro mais apimentada.
As atuais versões do Defender são: XS Edition (entrou no lugar da First Edition), X-Dynamic SE, X-Dynamic HSE e a topo de linha Carpathian Edition. Há ainda possibilidade de acrescentar três pacotes de opcionais: Bright Pack, Extended Bright Pack e Extended Black Pack.
O Defender 2022 dispõe de versões para a linha 90, mais curta, com duas portas laterais, e também para a linha 110, que usa a carroceria longa, de quatro portas. Na Inglaterra, a versão de entrada é comercializada por £98.505 (R$ 762.000 em conversão direta sem impostos), enquanto a maior chega a partir de £110.000 (R$ 851.000).
Em paralelo com esta novidade, a Land Rover segue trabalhando para fazer o lançamento do Defender 130, de oito lugares, que tem previsão de ser apresentado no mercado dos EUA em setembro de 2022.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro