10/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Um dos mais icônicos SUVs do mundo, o Land Rover Defender volta a ser vendido no Brasil. Sua nova geração nada tem a ver com o modelo antigo, que já foi até fabricado por aqui, mas mantém a versatilidade, inegável capacidade off-road e o visual icônico. Por aqui, ele será oferecido somente na opção de carroceria quatro portas chamada de 110 com preços entre R$ 400.750 e R$ 461.150.
Leia mais:
+ Land Rover Defender Hard Top vai onde nenhum Fiorino chega
+ Por que é proibido ter carro de passeio diesel no Brasil?
+ Novo Land Rover Discovery Sport 2020 parte de R$ 232.500
Evolução da espécie
A Land Rover manteve o espírito do Defender original sem ser apelativamente retrô nessa nova geração. Apesar de moderno, ele não apelou para a linguagem de design de Evoque e Velar, que influenciou toda linha Land Rover. É um Defender legítimo como deveria ser.
Procurando um Defender? Veja ofertas
A carroceria quadrada e para-brisa praticamente reto remetem ao modelo original e aos SUV e antigamente. Faróis quadrados com luzes de LED redondas reinterpretam os elementos do modelo clássico, assim com o capô reto com ressalto no centro.
A linha de cintura que forma um degrau e o teto alto são características que o Defender manteve na nova geração. Na traseira, o estepe pendurado na tampa do porta-malas continua, apesar de não ser mais moda hoje em dia, mas ainda usado em SUVs mais parrudos como seus rivais Jeep Wrangler e Ford Bronco.
Esse adereço é acompanhado por lanternas verticais inseridas em um aplique preto. Dois pontos de LED logo ao lado dão o ar nostálgico, fazendo remeter ao simplório conjunto de luzes do Defender clássico.
Defender com luxo
A cabine não é mais tão rústica quanto antigamente, trazendo a sofisticação que hoje se espera de um Land Rover, apesar de ser notavelmente um pouco mais simples que os irmãos da família Discovery e Range Rover.
Veja aqui seu próximo Land Rover
O carpete é feito de borracha e há pontos de fixação aparente, contrastando a isso há bastante material emborrachado, revestimento de couro e telas que trazem modernidade. A manopla de câmbio fica posicionada diretamente no painel. O estilo horizontalizado e quadrado do lado de fora se repete na cabine e faz lembrar o Defender original.
O modelo traz itens de luxo como central multimídia de grandes proporções com Android Auto e Apple Car Play. Há ainda painel de instrumentos totalmente digital. Diferentemente de outros modelos da Land Rover, o sistema de ar-condicionado do Defender traz botões físicos e viso digital somente no rotor de seleção de temperatura.
Dois tamanhos lá fora, um para o Brasil
Vendido em duas variantes de carroceria em outros países, o Land Rover Defender será oferecido somente na variante 110 no Brasil. O Defender 90, não planejado para o nosso mercado, tem duas portas, entre-eixos curto e lugar para seis pessoas, já que o console central dianteiro é trocado por um pequeno assento.
Já o Defender 110 com quatro portas, tem entre-eixos longo e opção de até sete lugares, um opcional aqui no Brasil que custa R$ 14.300. Como padrão, a versão tem cinco lugares.
Motor de F-Type
Para a nova geração do Defender, a Land Rover oferecerá quatro motores diferentes. As variantes de entrada usarão o 2.0 quatro cilindros turbo do F-Type com 300 cv e 40,8 kgfm. Com ele, o modelo chega aos 100 km/h em 8,1 segundos.
Simule as parcelas do seu próximo carro gratuitamente
Todas as versões do novo Defender são equipadas com transmissão automática ZF de oito marchas. A suspensão a ar será um item de série para o Defender vendido no Brasil e pode ser elevada em até 145 mm ou baixada em até 50 mm em relação à posição padrão.
Tração 4x4 e novo sistema Terrain Response configurável fazem parte da lista de auxílios off-road do novo Land Rover.Para dar conta dos terrenos difíceis, o Land Rover Defender conta com angulo de entrada de 38° saída de 40°. Ele conta ainda com sensores ultrassônicos que garantem que o Defender ultrapasse até 900 mm de água sem problemas.
Versões
O Land Rover Defender vai ser comercializado em três versões no Brasil, as variantes S (R$ 400.750), SE (R$ 426.750) e HSE (R$ 461.150). A opção de sete lugares adiciona R$ 14.300 ao preço de todas as versões e inclui também ar-condicionado de três zonas, ionizador e sensor de qualidade de ar.
O modelo de entrada tem sistema de câmeras 360°, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado de duas zonas, assistente de manutenção em faixa, sistema capô transparente, monitoramento de pressão dos pneus, monitor de fadiga e frenagem autônoma de emergência.
Subindo para a versão SE, o Defender recebe sistema de som Meridian de 400W e 10 alto-falantes, assistente de ponto cegos, monitoramento de tráfego de ré, retrovisor interno com câmera, faróis de LED premium, faróis de neblina, bancos em couro e rodas de 20 polegadas.
Por fim, a versão topo de linha HSE agrega teto solar elétrico, piloto automático adaptativo, faróis de LED matrix e bancos de couro Windosor. As rodas de liga-leve são diamantadas nessa versão.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro