03/07/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Se depender da Kia, todo mundo terá um SUV para chamar de seu. Com a chegada do inédio XCeed, a fabricante sul-coreana comercializará globalmente nada menos do que cinco SUVs diferentes. Nem todos convivem nos mesmos mercados, mas a lista é composta agora por XCeed, Stonic, KX3, Niro e Seltos, que em breve será vendido no Brasil.
Leia mais:
Kia Seltos: o rival de Creta, Renegade e HR-V é lançado
Hyundai quer mais SUVs compactos elétricos: é vez do Creta?
Kona Hybrid: primo híbrido do Hyundai Creta faz 25,6 km/l
SUV que não é tanto assim um SUV
O novo XCeed não é um SUV de fato. Ele é a versão aventureira do hatch médio Ceed. No entanto, ele recebe diversas modificações de carroceria e de estrutura para classificá-lo em outra categoria. É semelhante ao que a Chery fez ao transformar o hatch Celer no SUV compacto Tiggo 2.
Veja aqui ofertas de carros da Kia na sua cidade
Em porte, ele fica em um meio termo entre o Ceed hatch e a perua esportiva ProCeed. São 26 mm a mais de largura, 42 mm a mais de altura em relação ao solo e bitolas alargadas em 25 mm na dianteira e 60 mm na traseira. Seu porte é bastante semelhante ao de um Chevrolet Cruze Sport6, mas com altura de um JAC T40.
Na parte mecânica, ele traz somente motores turbinados. As versões de entrada usam um 1.0 três cilindros turbo de 120 cv que deve ser usado no Hyundai HB20 2020 brasileiro. No meio do caminho há o 1.4 quatro cilindros turbo de 140 cv. Para quem quer esportividade, a Kia ainda oferece o motor 1.6 turbo de 204 cv que estreou no novo Soul GT.
Na Europa, território onde o XCeed será vendido, haverá ainda duas opções de motor diesel 1.6 quatro cilindros turbo: 115 cv e 136 cv. Todas as versões são equipadas com transmissão manual de seis marchas. Para quem prefere automático, há transmissão de dupla embreagem com sete marchas, menos para o 1.0 turbo.
Ceed com X
Esteticamente o XCeed se diferencia do Ceed pelo estilo mais parrudo e off-road. Os faróis ganharam recorte na parte interna, mas mantém os quadrados de LED formando um X em torno do bloco elíptico. A grade frontal é maior e traz uma abertura também na parte inferior. Para-choque com detalhes em preto acompanha o visual aventureiro.
Vai trocar de carro? Veja quanto pagar nas parcelas aqui
Há ainda molduras pretas nas caixas de roda, retrovisores pretos, rack de teto e friso cromado na base das portas. A traseira segue estilo mais próximo ao da perua ProCeed do que do Ceed hatch. O vidro é bastante inclinado e as lanternas trazem lente totalmente vermelha. Há ainda saídas duplas de escape moldadas em um aplique cinza do para-choque.
A cabine segue o estilo dos atuais carros da Kia, incluindo o recém-lançado Seltos. Volante esportivo casa com a central multimídia flutuante, típica da marca. Há cor amarela nas costuras dos bancos, molduras das saídas de ar, portas e painel de instrumentos.
Não é para o Brasil
Na organização global de SUVs da Kia, o XCeed será destinado apenas para a Europa, onde o restante da família Ceed é vendida. Atualmente, esse clã é composto pelo hatch Ceed, pelas peruas Ceed Wagon e ProCeed e agora também com o aventureiro ProCeed. Como alternativa ecologicamente correta com versões híbrida e elétrica, há o SUV Niro, vendido globalmente.
Na Europa e alguns países da Oceania tem ainda o Kia Stonic, exibido no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Ele é o menor dos SUVs compactos da Kia e tem estilo de hatch aventureiro, como o XCeed. Por fim, temos o recém-lançado Seltos, que será vendido na Índia, Estados Unidos e Brasil.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro