25/09/2019 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros
Figurando sempre no segundo pelotão dos sedãs médios mais vendidos do Brasil, o Kia Cerato quer conquistar mais espaço nessa nova geração. Com preços mais baixos que Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, ele finalmente abandonou o motor de Hyundai HB20 e cresceu.
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Mesmo com a queda do segmento de sedãs médios no Brasil, a Kia pretende se manter firme na categoria, mesmo que em uma quinta posição. As pretensões da marca sul-coreana são realistas: quer emplacar 350 unidades por mês e ficar atrás até do Volkswagen Jetta.
Força no meio
Mirando rivais com preço mais baixo e pacote de itens de série semelhante, a Kia não quer competir com siglas como Touring, Premier, Altis e GLI, mas sim com as variantes intermediárias de seus rivais. Assim, posicionou o Cerato em duas versões com preços entre R$ 94.990 (EX) e R$ 104.990 (SX).
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Tivemos contato com a versão topo de linha SX que entrega ar condicionado digital de duas zonas, faróis de neblina, seis airbags, assistente de partida em rampa, central multimidia com Android Auto e Apple CarPlay, luz diurna de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Além disso, o Cerato 2.0 SX tem bancos de couro com aquecimento, chave presencial, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, maçanetas cromadas, troca de marcha atrás do volante, pedaleira em aço escovado, lanternas traseiras de LED e retrovisor interno eletrocrômico.
Comparativamente aos rivais, ele entrega o mesmo patamar de equipamentos que outros modelos cobrariam no mínimo R$ 110 mil. Tem ainda saída de ar traseira e encosto de cabeça com regulagem - itens que os novos Toyota Corolla e Volkswagen Jetta ficaram devendo.
Patamares
A cabine melhorou muito em relação ao modelo anterior. Se antes o Cerato só fazia sombra a modelos como Volkswagen Virtus e Toyota Yaris Sedan, agora ele quer brigar com gente grande. Os plásticos duros foram atenuados e há bastante material macio ao toque. O visual é moderno e a ergonomia foi bem pensada.
Há alguns deslizes ainda, como a porta traseira feita de plástico duro de aspecto mais barato decorada com costuras falsas - recurso que o Corolla abandonou na nova geração. A central multimídia de 8 polegadas tem aparência simples e tela de 8 polegadas com definição apenas ok.
Com aumento de 8 cm no comprimento e 2 cm na largura, o Cerato ficou espaçoso. É possível sentar no banco traseiro com boa área para o joelho mesmo no caso de motoristas mais altos. O porta-malas ganhou com o estirão do Kia, chegando a 510 litros.
Mudança de ares
Antes o Cerato era criticado por ter motor 1.6 flex aspirado. Seria condizente o antigo motor se o Kia fosse um sedã compacto, mas ao comparar a rivais turbo ou 2.0, ele ficava acanhado. Agora o novo Cerato traz motor 2.0 quatro cilindros flex de 167 cv e 19,2 kgfm de torque.
O motor Nu 2.0 é uma versão melhorada do que está presente no Sportage e é o mesmo que equipa o Creta. Ele é atrelado sempre ao câmbio é automático de seis marchas. Os dados de consumo não são muito animadores, no entanto: com etanol ele faz 6,5 km/l na estrada ou 9,3 km/l na estrada. Já com gasolina são 9,6 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.
Com o novo conjunto o Cerato 2020 ganhou esperteza e agilidade. Ele deslancha mais fácil e está equiparado aos rivais em performance. O motor gosta de trabalhar em rotações mais altas, revelando uma sensível falta de força em regimes mais baixos.
Para os que gostam de uma tocada mais esportiva, o câmbio pode decepcionar. Basta tirar o pé do acelerador para que o Cerato desesperadamente troque de marcha, mesmo no modo mais esportivo. Ele privilegia o baixo consumo de combustível por isso tem esse comportamento. Ao menos o câmbio tem trocas suaves.
A direção tem bom peso e é rápida, ajudando a contornar curvas com bom comportamento. A tendência de sair de frente do Cerato é atenuada pelos controles de tração e estabilidade, que atuam cedo cortando a aceleração para evitar acidentes. A suspensão também trabalha em um meio termo entre conforto e esportividade.
Conclusão
Realista, a Kia sabe que o Cerato apesar de ser um produto bom, não tem volume suficiente para brigar com Corolla, Civic, Cruze e Jetta. É uma alternativa para quem quer um meio termo entre o conforto do Jetta, Cruze e do Corolla, mas não quer abrir mão da tocada mais esportiva do Civic.
Preços atrativos e boa lista de itens de série ajudam o novo Kia Cerato 2020, mas o consumo de combustível alto e o câmbio automático de seis velocidades desesperado podem atrapalhar quem busca modernidade mecânica.
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