30/04/2021 - Henrique Koifman / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Hyundai apresentou nos EUA um novo veículo que, quem sabe, pode vir a esquentar a competição em um segmento até aqui relativamente tranquilo aqui no Brasil. Trata-se da picape de porte médio Santa Cruz, que será produzida a partir de junho em unidade norte-americana da marca.
O novo utilitário estará inicialmente disponível apenas com motores a gasolina e tração nas quatro rodas. Em sua opção mais barata, a Santa Cruz virá com um propulsor de 2.5 litros aspirado, que gera 190cv de potência e 24,8 kgfm de torque.
Leia mais:
+ Bronco Sport estreia com motor de 240 cv e torque de 38 kgfm
+ Discovery 2021 chega ao Brasil a partir de R$ 586.450
+ Honda inicia venda do CR-V 2021 por quase R$ 265 mil
Já as versões mais caras serão empurradas por um motor com os mesmos dois litros e meio de capacidade, mas que, com o reforço de um turbocompressor, chega aos 275cv de potência e ótimos 42,8 kgfm de torque. Ambas as configurações são acopladas a um câmbio automatizado de oito marchas, com embreagem dupla.
Robustez e esportividade
Por fora, a Santa Cruz segue as tendências atuais, em estilo crossover, que combina robustez e agressividade com pitadas levemente esportivas. De frente, o modelo lembra bastante a geração mais recende do SUV Santa Fé, com sua grade integrada aos faróis em LED.
O novo modelo tem comprimento de mede 4,97m, largura de 1,90m, altura de 1,69m e generosos 3,0m de entre-eixos. Como comparação, a Fiat Toro tem 4,94m de comprimento e 2,9 m de entre-eixos, bem próximo.
Na traseira, a solução de lanternas em LED que “invadem” a tampa da caçamba repete a fórmula atual usada em utilitários e, também em modelos de dois volumes – como o Argo e o HB20, por exemplo. Acesas, as luzes formam um “T” deitado – ou, quem sabe, setas apontando para as laterais. As rodas de liga leve têm 20 polegadas.
Do lado de dentro, não há grandes inovações, mas o aspecto geral é de luxo e conforto. No painel, está a tela do sistema de multimídia de oito ou dez polegadas sensível ao toque. Há compatibilidade com smartphones Android e Apple e o som é da renomada Bose.
O painel de instrumentos é digital e configurável e, como os modelos mais sofisticados, há um sistema conectado a um aplicativo que permite que, via smartphone, se comande e acompanhe uma série de funções do carro, além de funcionar como chave digital para abrir as portas e ligar o motor.
Entre os recursos de segurança automatizados anunciados, estão a frenagem automática em caso de iminência de colisão, com sistema que detecta pedestres e ciclistas; manutenção de faixa e alertas de ponto cego e de tráfego cruzado. Um outro aviso soa sempre que o motorista demonstrar desatenção à estrada.
Agitação no segmento
Construída a partir de um modelo conceito mostrado ainda no Salão do Automóvel de Detroit de 2015, por seu tamanho e estilo, o novo carro se equivale ao campeão isolado de vendas aqui no Brasil, Fiat Toro, e a seu único concorrente direto atual, o Renault Duster Oroch.
Como há previsão de lançamento, ainda este ano, de mais um modelo nesta faixa – o Volkswagen Tarok, picape que utiliza a mesma plataforma da nova SUV Taos produzida na Argentina –, a recém-nascida da Hyundai poderia tornar esse “campeonato brasileiro” ainda mais interessante.
E, não custa lembrar, “Terra de Santa Cruz” foi o primeiro nome dado ao Brasil pelos navegadores portugueses. Quem sabe essa coincidência não facilita o “match” do utilitário com o nosso mercado?
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro