13/09/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O novo Honda Accord Hybrid chegou ao Brasil com um conceito de automóvel que tem tudo para dar certo por aqui. Equipado com a tecnologia e:HEV, o sedã de luxo está disponível em versão única por R$ 299.990. A tecnologia embarcada, estabilidade na condução, economia e o fato dele não ter câmbio foram as principais atrações em nossos testes.
O que é a tecnologia e:HEV do Accord Hybrid?
Esse sistema possui dois motores elétricos bastante eficientes, sendo um deles o motor gerador e o outro é propulsor de torque. O terceiro motor é o 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson, que completa o híbrido.
Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.
Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.
Já o modo Engine Drive, em que é utilizado somente o motor a combustão, é ativado, basicamente, apenas em velocidades mais altas e de cruzeiro, ou seja, principalmente nas estradas. Este é o período de maior eficiência energética do motor a combustão.
Leia mais:
+ Novo Renault Mégane E-Tech Electric é revelado na Alemanha
+ VW Polo e Virtus à venda sem central multimídia de série
+ Ford revive picape clássica Ranger Splash
Consumo
De acordo com os dados INMETRO, o Accord Hybrid 2022 tem um consumo médio de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.
Durante o período em que estivemos com o modelo, passamos a maior parte do tempo na Marginal Pinheiros e na Rodovia Castello Branco, em São Paulo. Em nosso percurso de aproximadamente 80 km com o carro em um único dia de testes, a média foi superior aos dados previamente divulgados: em torno dos 20 km/l.
Design e espaço
A parte externa do Accord passou por leves mudanças em relação ao modelo anterior, o Touring, que era equipado somente com motor 2.0 turbo de 256 cv e 37,7 kgfm de torque.
Com linhas mais retas, o Accord Hybrid chega com mais robustez. A maior mudança no visual da dianteira foi no desenho do farol de neblina, além, é claro, do logo “H” da Honda com detalhes em azul, identificando as novas versões híbridas da marca.Esse logo também está presente na traseira, que ainda é grafada com o logo e:HEV na tampa do porta-malas.
No interior, logo que entramos no carro, dá aquela sensação de que estamos em uma nave. O espaço interno é realmente bastante confortável e, mesmo com meus 1,87m de altura, me acomodar no banco de trás foi bem fácil. As medidas do modelo são praticamente as mesmas da versão anterior, graças aos seus 4,90m de comprimento.
Diferentemente do que acontece em outros carros equipados com baterias, o Accord não perdeu espaço no porta-malas. O segredo: as baterias foram alocadas embaixo dos bancos traseiros, ou seja, o sedã segue com seus 574 litros de capacidade no compartimento traseiro.
Pacote Honda Sensing
Sistema de auxílio de condução e segurança ao motorista, o Honda Sensing traz diversos itens que prometem deixar as viagens e o dia a dia do motorista mais tranquilos.
O Accord Hybrid vem de série com controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade (ACC e LSF), sistema de frenagem para mitigação de colisão e sistema de assistência de faixa.
Na estrada pudemos testar bem a permanência em faixa nas curvas. Percebemos que houve uma recalibragem e atualização dessa ferramenta em relação aos modelos anteriores.
Fugindo um pouco da atual tendência de SUVs no mercado, o Accord Hybrid 2022 traz uma boa proposta de sedã para o presente e futuro.
Enquanto ainda não temos milhares de eletropostos espalhados pelo Brasil para comportarmos tantos veículos 100% elétricos, esse modelo é uma opção bem interessante de híbrido, que me parece ser o futuro da mobilidade no País a médio prazo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro