30/08/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Não há dúvidas que o segmento do momento é o de SUVs: em franca expansão, os utilitários esportivos têm ganhado mercado em todo o mundo, especialmente na China. Por lá, as marcas têm investido em todas as vertentes da categoria, mas nenhuma faz com tanto afinco quanto a Haval. Prova disso, é que ela possui nada menos do que 22 SUVs diferentes atualmente à venda na China.
Leia mais:
China: Nissan lança Kicks de baixo custo, o Venucia T60
VW Santana vendeu mais que o Ford Escort em 2018 na China
Sem Onix, Chevrolet vende carros da China e Índia no México
Criada em 2013, a Haval nasceu a partir de uma linha de produtos da Great Wall. Em 2010, a Great Wall havia feito uma racionalização de seus produtos e padronização dos nomes de seus carros. Assim, todos as picapes passaram a ser chamadas de Wingle, os carros de passeio se tornaram Voleex e os SUVs, Haval. O sucesso do Great Wall Haval H6 foi tanto que, em 2013, a fabricante chinesa decidiu separar o modelo criando uma marca independente especializada em SUVs: nascia aí a Jeep da China.
Confira aqui ofertas de carros novos na sua cidade
O sucesso da Haval foi imediato, sendo o H6 um dos carros mais vendidos de toda China e o SUV preferido dos habitantes locais (considerando todas as suas cinco variantes). Entre 2013 e 2016 a marca triplicou suas vendas e, hoje, projeta comercializar acima de 1 milhão de unidades. Com tanto sucesso no mundo dos SUVs, a Great Wall criou uma segunda marca especializada nesse tipo de modelo, a WEY. Contudo, diferentemente da Haval, a WEY é voltada para o mercado de luxo (como a Land Rover).
Simule quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro
A multiplicação expressiva de modelos da Haval só foi possível porque a marca vende um carro de duas maneiras diferentes. Cada SUV da Haval (com exceção dos grandalhões H8, H9 e M6) é oferecido na variante Blue Label e na Red Label. Segundo a marca, os SUVs Blue Label têm estilo mais conservador feito para consumidores mais maduro e bem-sucedidos, enquanto os Haval Red Label têm visual agressivo e são voltados ao público jovem e moderno.
Veja também ofertas de carros seminovos
Em comum, os Haval Blue Label têm grade frontal mais fina e maior presença de cromados pela carroceria, já os Red Label trazem uma entrada de ar frontal generosamente maior que seus irmãos e faróis com desenho mais agressivo. Outro ponto que os diferencia é a posição da placa na traseira: no para-choque nos Red Label e na tampa do porta-malas no caso dos Blue Label. Além disso, a diferença óbvia está no logotipo, que é pintado de azul nos SUVs Blue Label, enquanto os Red Label recebem logotipo com pintura vermelha.
Considerando a classificação usual dos SUVs, os modelos da Haval se entrelaçam com porte e preço bastante semelhante. O menor deles é o H1, que tem porte bem próximo a um Chevrolet Onix e é derivado de um antigo hatch vendido pela Great Wall. Já o H2 e o H2s, com cerca de 4,3 m de comprimento, brigam com Honda HR-V, Jeep Compass e companhia.
A categoria de médios é abastecida pelo H4 e pelo recém lançado F5. Subindo para os modelos grandes, a Haval conta com H6, H6 Coupe e H7. Há também o H5, porém o modelo é construído com carroceria sobre chassi, como nos SUVs derivados de picapes. Outro modelo que segue essa lógica é o H9. Por fim, o mercado de SUVs full-size é representado pelo H7 e H8.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro