03/09/2022 - Henrique Koifman/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Versão L, GL, GLX ou GT? Letras em combinações as mais diversas têm sido usadas para diferenciar os carros há pelo menos 50 anos. Você sabe o que elas significam? Neste post, vamos traduzir algumas delas, explicando seu significado.
Imagino que batizar um automóvel seja tão ou mais complicado que escolher nome de filho. Afinal, se em casa a decisão costuma levar em conta a opinião de pais, avós e, no máximo padrinhos; na indústria, ela depende de inúmeros fatores, que incluem de pesquisas de mercado ao registro de marcas.
Além do nome próprio, praticamente todos os carros hoje têm um segundo nome bem curtinho, uma palavra ou sigla, que indica sua versão na gama, algo que tem relação direta com os acessórios e recursos que traz e, claro, com seu preço. Mas nem tudo faz lá muito sentido, como você vai notar.
Por exemplo, custom, em inglês, que dizer, literalmente, “personalizado” – embora geralmente dê nome justamente às versões básicas ou seja, comuns dos carros... Em relação às siglas, cada letra indica, claro, uma palavra, que pode ser um substantivo ou, muitas vezes, um adjetivo.
E, para complicar, a mesma letra pode representar diferentes palavras em dois carros distintos. Um exemplo? O “X” pode ser do superlativo “extra” ou indicar a versão esportiva (“sport”).
Complicou, né? Para simplificar, vamos logo a uma relação de siglas e significados mais comuns. Com esses, já vai dar para você “traduzir” boa parte do que vê estampado nas carrocerias dos carros que estão (ou estiveram) em nossas ruas. Vamos a elas:
BX – básico extra
C – conforto (comfort)
CD – conforto diamante (comfort diamond)
CG – confort gold (conforto ouro)
CL – conforto luxo
CS – conforto super
CSL – conforto super luxo
DL – de luxo
DLX – de luxo especial
DX – de luxo
ED – direção econômica (economic drive)
ELX – executivo (com) luxo extra
EX - executivo
GL – gran luxo
GLS – gran luxo super
GLX – gran luxo extra
GSI – gran sport injection (de injeção de combustível, direta ou eletrônica)
GT – gran turismo
GTI – gran turismo injection
GTS – gran turismo sport (ou special, de especial)
HGT – high gran tourism (“alto” gran turismo)
I.E. - injeção eletrônica
L – luxo
LT – luxo turismo (luxury touring)
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
MPFI - multi point fuel injection, a injeção eletrônica de combustível multiponto, uma novidade no Brasil nos anos 1990
S – super ou sport
SFI - injeção sequencial de combustível (sequential fuel injection)
SL – super luxo
SLX – super luxo especial ou extra
SS – super sport
XEi – extra executivo (com) injeção
XLI – extra luxo injeção
XLT – extra luxo total
XR – pesquisa experimental (experimental research).
Z71 – às vezes, a combinação de letras (e números) tem a ver com o código usado nos projetos nas fábricas, outras vezes, é escolhida pelo marketing simplesmente por sua sonoridade ou apelo visual; este é um caso.
Siglas de algumas linhas esportivas
BMW M – o M faz referência para Motorsport
Mercedes-AMG – Divisão esportiva da Mercedes tem um significado alemão: “A” de Aufrecht, “M” de Melcher e “G” de Großaspach. Os dois primeiros nomes são os fundadores da linha, enquanto a terceira letra é uma referência para a cidade em que Aufrecht nasceu.
Audi RS – Abreviação da palavra alemã “Rennsport”, que significa “corrida”.
Vale dizer que, embora as “traduções” acima se baseiem em informações confiáveis, há – e sempre haverá – controvérsias e discussões.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro