entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

GM mata todo os carros da Opel de seu portfólio

Agora não haverá mais um único carro da Opel vendido por uma marca da General Motors

10/12/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

É o fim de uma era: desde que a Opel foi vendida para a PSA em 2017 era questão de tempo até que a General Motors não pudesse mais usar modelos de sua antiga marca para outras fabricantes. Depois de colocar fim à vida dos Buick Cascada e do Regal nos EUA, chegou a vez dos Holden.

Melhores destaques para você:
+ Clone da Chevrolet S10 custa R$ 55 mil na China
+ Chevrolet promete 7 lançamentos para 2020 no Brasil
+ Chevrolet Equinox 1.5 prova que o 2.0 até sobra| Impressões
+ Chevrolet Joy Plus (Prisma) vende mais que HB20S em novembro

Modelo com maior abrangência global da Opel, o Insignia era reaproveitado pela Buick nos EUA e China como Regal, enquanto na Austrália recebia logo da Holden e usava o icônico nome Commodore. Apenas para contextualização: o nome Holden Commodore tem, para os australianos, a mesma força que Volkswagen Gol para os brasileiros.

O VW Gol da Austrália

O Commodore viveu seu auge em 1998 quando vendeu 217.882 unidades na Austrália. Vale lembrar que nesses ano o modelo foi importado para o Brasil como Chevrolet Omega. Desde que foi convertido para um Opel rebatizado, o modelo definhou nas vendas, tanto que menos de 9 mil sedãs foram vendidos em 2019.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

Outro modelo que deixará de ser GM é o Astra, vendido pela Holden em versão hatch e sedã (nesse caso, um Cruze rebatizado). O modelo nunca vendeu bem por lá e está próximo de ser renovado – motivo pelo qual tirou também o Commodore de linha.  

Parte do grupo PSA desde 2017, a Opel agora passa a não ter mais relações diretas entre seus modelos e os da General Motors. As atuais gerações de Insignia e Astra ainda compartilham algumas peças com modelos Chevrolet, mas em breve adotarão plataformas e componentes Peugeot e Citroën, como aconteceu com o Corsa.

Veja aqui ofertas de carros da Chevrolet na sua cidade

Opel no Brasil

Nos anos 1990, a linha Chevrolet no Brasil era totalmente dominada por carros da Opel. Nosso portfólio era praticamente um espelho do que era visto no Velho Continente. A divisão nacional ganhou independência com o tempo, deixando os carros da Opel apenas para outras marcas da GM.

Os últimos resquícios da Opel no Brasil estão vivos até hoje na Montana, que usa a mesma plataforma do Corsa de 1994. O último carro da marca europeia a ser vendido apenas como um Chevrolet rebatizado por aqui foram Corsa, Meriva e Zafira.

Todos esses foram substituídos por projetos 100% nacionais, no caso Onix, Prisma, Cobalt e Spin. A plataforma GSV foi feita em parceria com a Opel e unidades do Corsa foram usadas como mula para o desenvolvimento da base de Onix e seus irmãos. A atual GEM (Onix Plus) tem participação chinesa e não tem mais relação com a Opel.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.