entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford Ka 2ª geração era um Fiat 500 disfarçado de mini-Fiesta

Enquanto Ford Ka brasileiro evoluiu sobre a mesma base, modelo europeu tinha até peças de Palio

01/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Carros pensados globalmente às vezes tendem a tomar rumos completamente diferentes quando mudam de geração. Exemplo disso foi o Ford Ka que nasceu como um modelo único no mundo inteiro em 1996, seguiu abordagens totalmente diferentes na segunda geração no Brasil e na Europa, para depois em 2014 voltar a ser único.

Ka 007

Enquanto aqui no Brasil a segunda geração do Ford Ka era uma evolução do primeiro modelo e estava nas ruas desde 2007 mantendo até as mesmas portas e para-brisas do antecessor, a variante europeia seguiu por uma abordagem completamente diferente no ano seguinte.

O nosso Ka foi seguindo o conceito do original, enquanto o modelo do Velho Continente era um Fiat 500 vestido de mini-Fiesta. Por mais estranho que essa afirmação possa parecer, esse é um resumo bem sucinto do que foi a segunda geração do Ford Ka na Europa.

Leia também: Ferrari reconhece que eletrificação de seus carros dói. Inevitavelmente seus esportivos ficarão mais pesados

O mais legal do lançamento do Ford Ka é que ele apareceu pela primeira vez ao público na estreia do filme 007 Quantum of Solace usando uma chamativa pintura dourada.

A trajetóra do novo Ka europeu começou em 2008 com o anúncio da parceria entre Fiat e Ford para utilização de uma plataforma para carros compactos, o que resultou em quatro modelos diferentes.  

Desenvolvida pela Fiat, a base deu origem ao icônico Fiat 500 (produzido e vendido até hoje), Lancia Ypsilion, a geração anterior do Fiat Panda e também ao Ford Ka Europeu. A sinergia era tamanha que o Ka usava motores e transmissões da Fiat.

Leia também: Perda de potência e aumento no consumo são alguns dos sinais que o combustível “batizado” apresenta. Saiba como identificar combustível adulterado

Ford Ka Fire

Quem optasse por um Ka movido a gasolina tinha à disposição o motor 1.2 Fire de 69 cv e 12,3 kgfm de torque – esse motor é da mesma família dos 1.0 Fire e 1.4 Fire usados até hoje pela Fiat em Mobi, Uno, Fiorino e Strada. Com diesel, a opção era o MultiJet 1.3 de 75 cv e 14,8 kgfm.

A transmissão manual de cinco marchas era a única opção para o Ford Ka europeu e, como não poderia deixar de ser, era de origem Fiat. Ela contrastava com a caixa usada pela Ford, já que tinha engates longos, enquanto os carros da marca do oval azul são conhecidos por seus engates mais curtos e esportivos.

Apesar de usar a plataforma e todo layout mecânico do Fiat 500, o Ford Ka tinha sua própria personalidade. A marca americana revisou todo conjunto de suspensão para deixar mais firme e esportiva, fazendo com que o novo Ka mantivesse fiel à dinâmica esportiva do modelo original.

Fiestazinho

Mantendo os mesmos 3,62 da primeira geração, o então novo Ford Ka era 10 cm mais alto que o modelo antigo, fazendo com que ele parecesse visualmente bem menor. A carroceria perdia o icônico formato arredondado e os gigantescos para-choques em favor de um estilo mini-Fiesta.

Leia também: Cadillac Escalade: figurinha carimbada nas garagens das celebridades, de executivos, políticos e astros de filmes e séries nos EUA

Os faróis pareciam versões reduzidas dos utilizados pelo New Fiesta, enquanto o para-choque tinha exatamente o mesmo formato e disposição do irmão maior, apenas com escala menor. A diferença maior ficava por conta da ausência de grade entre os faróis e logotipo no Ka, algo presente no Fiesta.

A lateral usava vincos fortes enquanto o desenho do vidro tentava replicar o Ka original. Já a traseira ganhava lanternas gigantescas com elementos arredondados no interior. Era aqui seu ângulo mais diferente do Ka original e, ao mesmo tempo, longe do estilo do Fiesta. Apenas a alça de abertura do porta-malas lembrava o hatch dos anos 1990.

Ford Ka Palio Edition

Mas era por dentro que o Ka revelava ser um Fiat em pele de Ford. E não somente isso, um Fiat brasileiro. O painel de instrumentos e chaves de seta eram exatamente os mesmos do Fiat Palio, Siena, Weekend e Strada feitos em 2001. Até mesmo a chave era Fiat, devidamente modificada para usar logotipo da Ford.

A alavanca de câmbio alta estilo minivan com comandos do vidro elétrico logo ao lado entregavam seu parentesco com o Fiat 500. Para disfarçar essa origem italiana, a Ford fez questão de escrever Ka em dois lugares do painel.

Leia também: Honda Civic Touring e Chevrolet Cruze Premier em um super comparativo para determinar quem é o melhor rival do Toyota Corolla

O visual cheio de curvas, portas com metal aparente e o icônico relógio central foram abolidos na segunda geração do Ka europeu, que preferiu apostar em linhas mais genéricas. Ao menos o acabamento melhorou substancialmente e não havia mais peças de metal aparente como ocorreu no Ka brasileiro.

Realinhamento de Ka

Com o misto de Fiat com Ford e sem a mesma dinâmica que fez a fama do Ford Ka original, a segunda geração do hatch compacto não vendeu tão bem assim na Europa. Apesar disso sobreviveu de 2008 a 2016 sem nenhum retoque no visual. Enquanto isso o Ka nacional vendia cada vez mais. Isso culminou na liderança de projeto do Brasil na terceira geração.

Na Europa a terceira geração do Ka foi batizada como Ka+ (Ka Plus). Importado da Índia, o modelo não agradou lá pelo acabamento empobrecido e preço muito próximo ao do Fiesta. Foi vítima do corte de modelos da Ford em 2019 e saiu de linha na Europa.

Leia também: Lançados originalmente no milênio passado, eles estão na ativa até hoje em modelos totalmente modernos. Conheça os 10 nomes de carros mais antigos do Brasil

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.