entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford e VW detalham parceria, incluindo novas Ranger e Amarok

Cada marca será líder de um projeto, enquanto outra modificará ao seu gosto, tal qual a Autolatina

11/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os tempos da Autolatina voltarão parcialmente. Volkswagen e Ford detalharam como funcionará sua parceria global no desenvolvimento de novos modelos. A diferença para o antigo acordo é que não haverá compra de ações de nenhuma das duas marcas entre si. Os planos incluem as novas Amarok e Ranger.

Leia mais:
+ Volkswagen Nivus começa a ser produzido no Brasil
+ Volkswagen compra metade da JAC e coloca chinesa no grupo
+ Ford Escape Plug-in Hybrid, substituto do Fusion, faz 42km/l

A parceria Volkswagen Ford contemplará modelos comerciais e elétricos, tendo cada marca a liderança de um projeto. Nos tempos da Autolatina a Ford desenvolveu o Escort e Verona, então a Volkswagen modificou para criar Logus e Pointer. Houve também o Santana e a Quantum, feitos pela VW e modificados pela Ford para fazer Versailles e Royale.

Parte Ford

A ideia será a mesma na nova parceria. Assim, a Ford encabeçará o desenvolvimento da nova geração da Ranger que será posteriormente modificada pela Volkswagen para criar a próxima Amarok. A diferença é que os modelos não compartilharão motores, nem chapas de carroceria.

Veja aqui ofertas de carros da Ford

Ou seja, o desenvolvimento será conjunto até um certo ponto, deixando os acertos finais para cada marca. É uma estratégia parecia com o que fez Toyota e BMW no desenvolvimento de Supra e Z4 que, apesar de compartilharem muitos componentes (incluindo motor) têm comportamento absurdamente diferente.

Procurando um Volkswagen? Veja ofertas

Outro projeto de liderança da Ford será na criação de uma van de porte médio para 1 tonelada de carga. Essa van substituirá a dupla Ford Transit/Tourneo Custom e Volkswagen Transporter. O que é estranho é que a Volkswagen já está testando a nova geração da Transporter com plataforma MQB.

Parte Volkswagen

Recentemente lançada, a nova geração da Volkswagen Caddy será reaproveitada pela Ford na substituta da Transit/Tourneo Courier. Ambas as vans tem porte compacto e concorrem com Fiat Doblò, Citroën Berlingo, Renault Kangoo e Peugeot Partner. Será o único modelo Ford com plataforma MQB.

Elétricos

Por fim, a plataforma MEB para carros elétricos desenvolvida pela Volkswagen para sua família ID será usada também pela Ford em um novo carro a ser lançado em 2021. Por ser modular, essa plataforma pode criar desde um hatch compacto, passando por sedãs de diversos tamanhos, até um SUV de porte grande.

Simule as parcelas do seu próximo carro

A Volkswagen terá nessa plataforma hatch (ID.3), SUVs (ID.4, um SUV cupê e um SUV maior que o ID.4), sedã (ID.Vizzion), sucessora da Kombi (ID.Buzz) e poderá até mesmo ter um bugue (ID.Buggy). Por isso as possibilidades para a Ford são imensas, mas devem pender para SUVs, já que esse é o foco da Ford agora.

A marca do oval azul também anunciou que dentro de dois anos lançará uma versão 100% elétrica da picape grande F-150 e também da van grande Transit. É possível que Ranger e Amarok também ganhem versões elétricas no futuro.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.