entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Financiamentos caem 10,6% no semestre

Venda de veículos a prazo tem volume menor nos seis primeiros meses do ano impulsionada pelos automóveis novos

15/07/2015 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Segundo levantamento da Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), o volume de financiamentos de veículos no Brasil no primeiro semestre do ano teve uma queda de 10,6% em relação ao mesmo período de 2014. Ao todo, foram vendidas a prazo 2.712.050 unidades ao longo dos seis meses do ano, sendo 1.216.449 de veículos novos e 1.495.601 de usados. Esses números consideram automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados.

“Houve uma queda signicativa nos financiamentos de veículos novos, puxada principalmente pelos automóveis leves, que recuaram 22,1% no acumulado do ano. O desaquecimento da economia e o baixo índice de confiança do consumidor, que atingiu seu pior nível, continuam impactando fortemente o mercado de financiamentos de veículos”, afirmou Marcus Lavorato, gerente de Relações Institucionais da Cetip.

Os automóveis leves tiveram 745.005 unidades financiadas no primeiro semestre do ano, o que representa uma queda de 22,1% em relação ao mesmo período de 2014. Já os usados apresentaram um redução de 1,6%, com 1.373.222 unidades vendidas a prazo no período.

Usados estão em alta

Em junho deste ano, os financiamentos somaram 444.387 unidades, um recuo de 3,8% em relação a junho do ano passado. Entre os autos leves a queda foi de 20,2%, enquanto os usados registraram aumento de 6,9% em relação ao mesmo mês de 2014. De acordo com os dados da Cetip, quem impulsionou essa alta foram os carros de 4 a 8 anos de uso, que cresceram 2,9% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2014. Essa categoria, inclusive, atingiu 120,3 mil unidades financiadas em junho, o que representa aumento de 12,4% em relação ao ano passado, superando até o volume de autos leves novos financiados, que foi de 120,1 mil unidades.

Esse fenômeno de alta entre os usados se repete com as motos, que tiveram queda de 8,7% nos financiamentos de modelos novos no primeiro semestre do ano, mas com um aumento de 1,4% entre as motos usadas no mesmo período.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.