entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Strada estreia com preços entre R$ 63.590 e R$ 79.990

Picape compacta líder, Fita Strada ganha nova geração depois de 22 anos e quatro reestilizações

26/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Líder no Brasil há mais de uma década, a Fiat Strada finalmente ganhou uma nova geração. Depois de 22 anos na ativa sendo continuamente renovada (foram quatro reestilizações até hoje), a segunda geração da Strada estreia no Brasil. Oferecida em cinco versões, duas opções de cabine e duas de variantes de motor, ela custará entre R$ 63.590 e R$ 79.990.

Leia mais:
+ Fiat prepara SUV com porte de Compass baseado no Tipo
+ Por R$ 99.790, Fiat Fiorino ganha versão Ambulância
+ Punto voltará com plataforma de Corsa e pode substituir Argo

Motor de ontem e motor de hoje

Mantendo ligação com o passado, a versão de entrada Endurance traz ainda o antiquado motor Fire 1.4 quatro cilindros aspirado de 88 cv e 12,5 kgfm de torque usado até então pela Strada. Nessa configuração, ela tem direção hidráulica, outro item já não visto em recentes lançamentos.

As versões Freedom e Volcano da Strada 2021 são equipadas com o moderno motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Nesse caso, a direção tem assistência elétrica. Não há outra opção de câmbio além do manual de cinco marchas e não há mais motor 1.8 para a Fiat Strada.

Versões

A versão de entrada Endurance começa em R$ 63.590 na variante cabine simples, ou melhor, cabine plus como agora chama a Fiat. A Endurance cabine dupla parte de R$ 74.990. Ela já vem equipada com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado e direção hidráulica.

A versão Endurance traz ainda luzes diurnas alógenas, rodas de aço com pneus 195/65 R15 e para-choques pretos. Haverá três pacotes opcionais: Park Worker de R$ 2.500 (alarme, vidros e travas elétricas, banco com ajuste de altura e brake-light), Pack Áudio de R$ 1.500 (rádio e volante multifuncional) e Pack Multimídia de R$ 3.490 (central multimídia, painel com tela digital de 3,5 polegadas, sensor de ré e câmera de ré).

A Strada Freedom, também oferecida com cabine plus (R$ 69.490) ou cabine dupla (R$ 77.990) traz direção elétrica no lugar da hidráulica, brake light, banco do motorista com ajuste de altura, vidros e retrovisores elétricos, alarme, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas e monitoramento de pressão dos pneus.

Além disso, agrega rádio, volante multifuncional, rodas de liga-leve de 15 polegadas, para-choque, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e faróis de neblina. O único opcional é o Pack Tech de R$ 2.990 que traz central multimídia, câmera de ré e sensor de ré.

Por fim, a versão topo de linha Volcano da Strada 2021, de R$ 79.990, será vendida somente com cabine dupla e traz a mais vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos revestidos de couro e tecido, central multimídia, sensor de ré, câmera de ré, volante de couro, capota marítima e barras no teto.

Único opcional da versão Volcano são as rodas de liga-leve de 16 polegadas.

Preços

Endurance Cabine Simples - R$ 63.590
Endurance Cabine Dupla - R$ 74.990 
Freedom Cabine Simples - R$ 69.490
Freedom Cabine Dupla - R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla - R$ 79.990

Ao trabalho

Nascida como picape do Palio, a Fiat Strada 2021 agora é um modelo independente, apesar de compartilhar plataforma, para-brisa e coluna A com Mobi, Uno e Fiorino. As portas, por sua vez, vêm do Mobi, o que obrigou a picape a ter um pequeno aplique plástico no para-lama para disfarçar o vinco original do subcompacto.

Ela cresceu em relação à Strada antiga: agora são 4,48 m de comprimento (4,47 m na Strada cabine simples), 1,73 m de largura, 1,60 m de altura (1,59 m na cabine simples) e entre-eixos de 2,73 m. A atual Strada é 5 cm mais curta, 5 cm mais estreita e tem entre-eixos 2 cm mais curto. A altura é a mesma.

As Strada com cabine dupla agora carregam até 844 litros, ante os 584 litros de antes, um aumento considerável. O peso máximo limitado a 650 kg se manteve como antes. Na Strada cabine plus o volume cresceu de 1.220 litros para 1.354 litros, com peso máximo subindo de 705 kg para 720 kg.

Todas as versões da Fiat Strada 2021 mantiveram a suspensão com layout McPherson na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas na traseira – configuração que mantém a robustez na hora de levar carga e fez a fama da até então picape do Palio. A tampa da caçamba recebeu molas para ajudar na hora de abrir e fechar, como na Saveiro.

Toro, Argo e Mobi

Apesar de inspirada na irmã maior Toro, a Strada tem personalidade própria que vai além do porte diferenciado. A dianteira da nova Strada carrega faróis espichados inspirados no Argo. Na versão topo de linha Volcano a picape compacta traz faróis full-LED. O para-choque tem visual robusto, mas é decorado por uma sessão em plástico cinza somente na topo de linha.

A traseira da nova Strada é mais achatada, sem área arredondada como no modelo antigo. Em relação à Toro, a tampa traseira da Strada é maior e se estende até o para-choque, sendo aberta verticalmente. A Toro tem abertura dupla como porta estilo seleiro.

O logotipo da Fiat é novo, colocado pela primeira vez em um carro da marca em todo o mundo. Como na rival Volkswagen Saveiro e na irmã Toro, a Fiat Strada trocou o para-choque traseiro de metal por uma peça totalmente feita de plástico, melhor integrado ao visual da picape compacta.

As lanternas traseiras são bastante parecidas com as da Toro, porém a Strada adota luz de ré na parte inferior e lentes fumê.

Procurando uma Strada? Veja ofertas aqui

Por dentro a Strada 2021 traz diversas peças compartilhadas com Uno e Mobi, incluindo o visual geral do painel. O volante é parcialmente novo, já que agora traz base achatada. Os plásticos usados são de qualidade e há bastante porta-objetos.

O destaque em tecnologia da nova Strada vai para a central multimídia uConnect de quinta geração que traz Android Auto e Apple CarPlay conectáveis via bluetooth, sem necessidade de conectar fios. A tecnologia ainda não foi vista em carros fabricados no Brasil.

A central traz ainda seletores de modo de perfil (até cinco usuários), comandos por voz e extensão do computador de bordo diretamente na tela.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.