05/11/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Acreditamos que você gostaria de ler isso:
+ Fiat Toro Endurance manual, a versão mais barata da picape
+ Fiat-Chrysler se junta ao grupo Peugeot Citroën
+ Fiat Argo fica mais caro enquanto novos rivais estreiam
+ Fiat Cronos HGT 2020: o preço da imagem | Avaliação
+ Fiat para de fabricar 500, mas mantém o velho Dodge Journey
+ Fiat Grand Siena 2020 já está à venda e teve preço definido
Como o segmento de subcompactos, onde Panda e 500 atuam, está encolhendo na Europa, a Fiat quer voltar a ter um compacto com força para brigar na mesma categoria de Renault Clio e Ford Fiesta. Os hatches são modelos com volume de venda bem acima das 100 mil unidades anuais faturada por Panda e 500 no Velho Continente individualmente.
Estica Fiat
Segundo o Automotive News Europe, a Fiat pode espichar o próximo Panda para que ele descole da categoria de subcompactos. O 500 pode seguir pela mesma tocada, ainda que a próxima geração do modelo esteja em desenvolvimento para se tornar um hatch totalmente elétrico, ou um “Tesla urbano com a dolce vitta italiana”, como diz a Fiat.
Procurando um Fiat para chamar de seu? Veja ofertas
Para o caso do Panda, a mudança de segmento pode ser algo delicado. Ele hoje é líder da categoria de subcompactos e pode não suprir as necessidades do público que antes comprava o Punto, descontinuado em 2017 na Europa. A nova geração já está em gestação e será baseada no conceito Centoventi apresentado no Salão de Genebra e que ilustra a matéria.
Fiat Corsa ou Fiat 208?
Uma das alternativas para o futuro da Fiat já exise: o brasileiríssimo Argo. O modelo poderia ser vendido na Europa com melhorias de acabamento e segurança para atingir o mesmo patamar se seus rivais. Outra alternativa seria criar um derivado Fiat para o Peugeot 208 e Opel Corsa usando a plataforma modular CMP da PSA.
A nova estratégia da Fiat de fugir do segmento subcompacto na Europa pode afetar o Brasil, onde Mobi e Uno se entrelaçam em preço e tem pouca diferença estrutural e de tamanho. Uma nova geração do Uno para substituir os dois modelos de uma vez só ou uma variante de baixo custo do Panda (como o Uno hoje é), pode ser uma solução para o mercado brasileiro.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro