entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat anuncia dois SUVs para o Brasil a partir de 2021

Além da dupla de SUVs da Fiat, um modelo da Jeep também está programado

28/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O grupo FCA vai expandir rapidamente sua gama de SUVs no Brasil. Junto do obituário da perua Fiat Weekend, a marca italiana divulgou que terá três utilitários esportivos a serem fabricados no país que seguem a nova estratégia de produto do grupo Fiat Chrysler. Dois serão SUVs Fiat e um deles será Jeep.

Veja aqui ofertas de carros da Fiat na sua cidade

A declaração vem de Herlander Zola, Diretor da Fiat e Operações Comerciais Brasil: “Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”.

Prefere um Jeep? Encontre seu novo SUV aqui

O anúncio bate com o que Martín Zuppi, diretor geral da FCA Argentina, havia anunciado há cerca de duas semanas. Com a Jeep consolidada no Brasil, tanto que é líder no segmento de compactos e também no de médios com Renegade e Compass, chega a hora da Fiat entrar na briga.

Argo SUV

A ideia é que os SUVs da Fiat não atrapalhem o mercado dos modelos da Jeep, sendo assim, eles se diferenciarão por preço e estratégia de mercado. O primeiro SUV será derivado do Argo e será o menor de todos eles – menor até mesmo que o Renegade.

A ideia é brigar no patamar de entrada do segmento, onde estão Renault Duster, Ford EcoSport e, futuramente, o Volkswagen Nivus. Ele deve se situar em uma faixa abaixo dos R$ 69.990 cobrados pelo Fiat Argo HGT topo de linha e pouco acima dos R$ 79.290 do Jeep Renegade STD de entrada. Uma versão PCD por R$ 69.990 certamente está nos planos.

Toro SUV

Já o segundo SUV da Fiat deverá ser a versão de produção do conceito Fastback apresentado no Salão de São Paulo em 2018. Muito se fala há tempos sobre um SUV da Toro, algo que, na prática é o Jeep Compass. Para não brigar na mesma fatia de mercado, o SUV da Toro apelará para o estilo cupê.

Grand Compass

O terceiro membro dessa nova família de SUVs será da Jeep. O modelo é o aguardado SUV de sete lugares derivado do Compass. Seu projeto é focado no Brasil e não tem relação direta com o Grand Commander chinês. Ele já está em testes no país e será vendido também na Índia.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

O que não é certo ainda é se o novo SUV de sete lugares será um Grand Compass ou um modelo independente. A Jeep poderá usar o mesmo visual (já reestilizado) do SUV médio nesse novo modelo de sete lugares ou adotar dianteira e traseira próprias para criar um carro completamente independente.

Qual seja a escolhada FCA, ele será o carro mais caro fabricado pela FCA no Brasil. Com o volume de produção esperado para esse SUV, baseado no que ocorre com Compass e Renegade, é possível que ele tome do Volkswagen Tiguan o título de SUV de sete lugares mais vendido do Brasil.

Família de SUVs

Com essa estratégia a Fiat terá um SUV compacto abaixo e um médio, enquanto a Jeep terá um compacto, um médio e um médio-grande. Na escalada de preço é provável que fique SUV do Argo, Renegade, Compass, SUV da Toro e Grand Compass. Evidentemente um entrelaçamento de preços ocorrerá, como acontece com Compass e Renegade hoje, especialmente nas versões diesel do compacto com as flex do médio.

Motores e transmissões

As versões de entrada do SUV Fiat devem vir equipadas com o 1.0 Firefly três cilindros turbo de 120 cv. Já os modelos mais caros da Jeep e Fiat terão o 1.3 Firefly turbo quatro cilindros flex de 150 cv. O motor 100% movido a etanol estará presente no Grand Compass e no SUV da Toro.

A diferença crucial entre o SUV do Argo e os SUVs da Jeep e o da Toro estará na oferta de motorização diesel. É pouco provável que o MultiJet II 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque usado em Renegade, Compass e Toro esteja presente no SUV compacto da Fiat.

Com foco urbano, ele não deve ter também tração 4x4, garantindo diferencial importante aos primos Jeep. Já no caso do SUV da Toro, o modelo deverá seguir exatamente a mesma oferta de motorizações da picape, sendo o primeiro SUV cupê nacional com motor diesel e tração 4x4, algo que o VW Nivus, bem menor, não oferecerá.

 

Leia mais: 
+ Fiat Mobi encarece: não é mais o carro mais barato do Brasil
+ Fiat Chrysler quer lançar 62 carros por ano até 2023
+ Em 2020, carros brasileiros terão mais itens de segurança

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.