30/05/2021 - Alfredo Bokel/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Atenção, motociclistas! Este post é especialmente para vocês. O iCarros reuniu algumas dicas para quem ama, com responsabilidade, a vida sobre duas rodas e a liberdade de andar de cara para o vento. Para responder a perguntas e passar orientações, ouvimos dois especialistas.
O primeiro é o jornalista, autor do blog Motite e instrutor de pilotagem, Tite Simões. O segundo, o piloto, comentarista da ESPN e host do canal do Youtube We Ride Br, Gian Bergamini.
Leia mais:
+ Honda lança nova geração da moto aventureira Africa Twin
+ Motociclista supera machismo para ir a encontros de motos
+ Dicas para viajar com mais segurança em duas rodas
Devemos parar em ponto morto ou com a moto engrenada?
"Não faz diferença, porque não consome embreagem", disse Tite, com uma ressalva. "Se for no plano, pode deixar em ponto morto. Mas, se for em subida, é melhor deixar a moto engrenada, porque o motociclista vai precisar botar o pé esquerdo no chão e não vai conseguir mudar de marcha", explicou.
É necessário usar roupas de couro para pilotar motos, ou podem ser de qualquer outro tecido?
Tite afirma que não existe legislação no Brasil sobre isso, mas opina: "O couro é mais seguro para o motociclista, mas o tecido sintético é mais versátil".
E o que se deve fazer para amaciar uma motocicleta nova?
Rigorosamente, nada! "Isso é coisa do passado", garante Tite. "Era comum amaciar os motores até os anos 1980. Mas, hoje em dia, eles já vêm prontos para andar normalmente", completou.
Andar de moto tem que ser uma experiência confortável e prazerosa. Para isso, o motociclista precisa prestar atenção à própria postura. E tudo depende do tipo de moto que você tem.
Qual a melhor posição do corpo para guiar uma moto?
"As motos esportivas ou custom exigem um posicionamento mais arcado para frente (esportiva), ou mais apoiado nas costas do que nos pés (custom), que não favorecem uma viagem longa”, diz Gian.
A dica é fazer mais paradas para “esticar” o corpo", explica o piloto, acrescentando: "No posicionamento mais ereto e com bom apoio dos pés, como nas big trails, você consegue se manter por mais tempo sem dor ou câimbras, além de poder dar uma leve esticada nas pernas enquanto pilota".
E, claro, para que tudo corra dentro das normas de segurança, é muito importante cuidar da manutenção da moto. "A calibragem dos pneus, a lubrificação da relação e aperto da corrente são os itens que devem ser conferidos indispensavelmente. Mas uma verificada nos fluidos de freio e óleo de motor sempre vai bem também", ensinou Gian.
O que a pessoa na garupa com pouca experiência precisa saber?
Gian reforça que vale dar uns toques para ele (a) antes de iniciar a viagem. "O garupa deve tentar ficar o máximo possível em sincronia com o piloto e com os movimentos que a moto está fazendo, sempre com os pés na pedaleira e pernas fixas na moto e no piloto", finalizou.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro