entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dicas para viajar com mais segurança em duas rodas

Viagens de moto podem ser tranquilas, mas é importante estar sempre atento

22/01/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em nossos sonhos, as viagens de moto são sempre uma experiência “zen”, na qual o motociclista praticamente levita, tranquilo e prazeirosamente pelas rodovias – sempre perfeitas e quase vazias.

Quem está habituado a pegar a estrada em duas rodas, porém, sabe bem que esse enredo ideal pode ser interrompido a qualquer instante e, às vezes, de forma totalmente imprevista. 

Para ajudar a evitar que um dessas surpresas transforme o tal sonho em pesadelo, iCarros reúne aqui algumas dicas valiosas, baseadas em informações de especialistas da Harley-Davidson do Brasil. Conselhos que podem até soar como manjados – mas, se passam essa impressão, é porque funcionam! 

Prevenção antes de tudo 

Comece memorizando e pondo em prática uma sigla que forma um verbo: “V.E.R.”, de vasculhar, equacionar, realizar. Ou seja, aprenda a manter-se sempre alerta em relação ao que ocorre a sua volta e tente prever o que pode vir pela frente. 

Se está de férias e as estradas estão mal conservadas, esteja preparado para os buracos na pista. Se tem um caminhão carregado à sua frente, preste muita atenção em objetos que podem cair na pista.

Da mesma forma, se estiver passando por um trecho ou área com canteiros de obras, fique atento aos restos de materiais de construção no asfalto.  

Não sendo surpreendido por algo em seu caminho, você terá mais tempo para reação e cada instante mínimo pode fazer diferença. Por isso também, em subidas sem visibilidade, por exemplo, ajuste sua velocidade ao que consegue ou não enxergar e ao que pode esperar ver na medida do possível. 

Saiba se desviar 

A primeira opção quando algum obstáculo aparece no caminho deve ser desviar-se, desde que possa fazer isso de modo seguro. Para isso, se programe mentalmente para ter sempre uma “rota de fuga” quando estiver pilotando.  

A manobra mais simples para desviar é o “zigue-zague”, que implica basicamente em fazer dois movimentos rápidos, em direções opostas, com o guidão. Para desviar de um obstáculo, você deve virar rapidamente em uma direção e, em seguida, virar rapidamente na direção oposta, voltando ao caminho original.  

Em uma situação assim, é importante entender a noção de contra-esterço, ou seja, empurrando o lado esquerdo do guidão para levar a moto para a esquerda e empurrar o lado direito para ir para a direita.

Em pânico, instintivamente, sem essa noção, é comum tentar virar o guidão na mesma direção para a qual pretende ir, com péssimas consequências.  

Outra reação instintiva a evitar é acionar os freios: não faça isso! Frear durante uma manobra de zigue-zague pode causar a perda do controle. Reduzir a velocidade antes da manobra se for possível, é recomendável, mas, quando for efetivamente se desviar, solte os freios. 

Se não der para sair, passe por cima  

Se não puder fazer o zigue-zague, pode ser necessário passar por cima do obstáculo à frente. Se for assim, primeiro reduza a velocidade o máximo que conseguir, mantendo o equilíbrio, e levando em consideração o tráfego, especialmente atrás de você.

Se puder, ajuste a direção para se aproximar do objeto com a roda em um ângulo o mais próximo possível dos 90 graus (perpendicular). 

Pouco antes de atingir o obstáculo, levante-se ligeiramente do assento e mantenha seus joelhos flexionados para absorver um pouco do impacto. Segure o guidão firmemente, sem apertar demais, e procure manter-se relaxado.  

Jogue o peso de seu corpo para trás e acelere levemente pouco antes do impacto. Isso ajuda a aliviar o peso sobre a roda da frente enquanto ela passa por cima do obstáculo. Durante o impacto, reduza a aceleração e olhe para a frente enquanto a motocicleta passa por cima do obstáculo. 

Paradas bruscas  

Se não der para desviar nem passar por cima, você talvez precise fazer uma parada de emergência para evitar o obstáculo. Se isso for preciso, não se esqueça de sempre: 

- Cuidar para não ser atingido por trás, parando mais rapidamente que o necessário;
- Evitar o travamento das rodas, acionando ambos os freios com firmeza e de forma suave;
- Acionar a embreagem e reduzir a marcha, se isso for possível;
- Não fazer nenhum movimento brusco com a direção, mantendo a moto virada para a frente;
- Depois que conseguir parar, avalie rapidamente a situação e, se puder, saia do caminho para não atrapalhar o trânsito. 

Animais na pista

Para evitar atingir animais silvestres ou domésticos que estão atravessando a pista, o mais importante é saber quais bichos podem aparecer na sua frente – e, para isso, a sinalização pode ajudar – e como eles costumam se comportar. Confira a seguir alguns e como lidar com eles. 

- Quatis, capivaras e outros animais silvestres: esses bichos costumam ser mais ativos no começo e no final do dia. Às vezes é possível enxergá-los à noite pelo brilho refletido em seus olhos ou pelas manchas escuras que projetam nas sombras da estrada.

Muitos desses animais costumam andar em grupos, por isso, se avistar um, prepare-se para se deparar com outros logo atrás. 

- Cães: a melhor defesa contra um cão correndo atrás da motocicleta é tentar enganá-lo. Se vir um cachorro correndo na direção da estrada, reduza um pouco a velocidade e, logo depois, acelere. Isso geralmente faz com que o cão mude seu trajeto e lhe dará um pouco mais de tempo para se afastar. 

- Cavalos, vacas e bois: sempre que se deparar com animais assim na estrada, o melhor a fazer é diminuir a velocidade e, se necessário, parar com segurança.

É impossível prever para que direção o animal seguirá, isso se ele simplesmente não empacar e ficar parado, olhando para você. Esses bichos podem aparecer, de repente, no meio da pista, solitários ou em grupos. É muito importante que o piloto esteja sempre atento. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.