16/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Aí Maurício acordou no domingão, tomou café e começou a assistir a Fórmula 1.
Viu na câmera "onboard" do Lewis Hamilton o craque trocando as marchas na borboleta atrás do volante e lembrou que até o Fox 1.6 ‘aspirado’ do vizinho do apartamento 72 - que não dá muita bola para ‘pilotagem’ e provavelmente nunca usou nem usará esse recurso - tem as tais borboletas.
Leia mais:
+ McLaren 620R chega ao Brasil em unidade exclusiva
+ Itaú anuncia serviço de compartilhamento de carros elétricos
+ Abrir porta com o celular: é possível no BMW 530e M Sport
O Fiat Mobi 1.0 em sua versão mais sofisticada, com câmbio automatizado de 5 marchas, tem borboletas!
E o Maurício, que se rendeu ao câmbio automático, mas curte ‘passar marchas’, principalmente numa situação de ultrapassagem em uma estrada, particularmente em subida, e tal, comprou, em 2015, um Peugeot 408 Griffe THP, top de linha, para a família, e não tem esse recurso.
Maurício divide o 408 com a patroa, que adora o espaço de 526 litros do porta-malas e o conforto do carro, mas que na sua versão ainda não contava com câmera de ré, apenas com os sensores de ré.
E entre as amigas todas dizem que o recurso da câmera facilitou demais a vida. Já seus filhos adolescentes se ligam mais na conectividade, que sobretudo no cockpit dos carros evolui a cada ano.
O exemplo fictício desta família serve para mostrar que, com um pequeno investimento e pesquisa cuidadosa, você pode modernizar muita coisa no seu carro sem ter que comprar outro, até porque o momento não está fácil pra ninguém.
O 408 THP Griffe foi usado como base porque foi um dos primeiros carros da onda mundial de downsizing, traz um conjunto de motor 1.6 turbo e câmbio automático de seis velocidades desenvolvido em parceria entre PSA Peugeot-Citroën e BMW, usado até hoje pelas marcas francesas.
E, cá entre nós, o conjunto de motor e câmbio é o que faz mais diferença em um carro.
Escolhemos essas atualizações ou upgrades que podem melhorar a autoestima do seu carro.
Borboletas (ou paddle-shifts)
Podem ser instaladas em automóveis com todo tipo de transmissão - automática com conversor de torque, automatizada de embreagem simples, automatizada de dupla embreagem, semiautomática ou continuamente variável (CVT) – menos a manual.
As duas borboletas ficam atrás do aro do volante. Normalmente a da direita sobe as marchas e a da esquerda reduz.
No caso de um Peugeot 408, um pacote com borboletas plug and play e uma interface entre elas e o módulo do câmbio que faz as trocas manuais é encontrado em sites de buscas por preço em torno de R$ 350.
Existem diversos tutoriais na internet de como fazer a instalação sozinho, usando pouco mais que voltímetro e chave torx, mas é uma operação que exige desmontar o painel do carro. Então, se você não se garante muito - caso do nosso Maurício - melhor procurar o mecânico de sua confiança.
Câmera de ré
Outro upgrade barato, mas não tão fácil de instalar. Ao menos se você quiser que fique igual à original de fábrica, pois terá que usar uma furadeira com serra copo para fazer um buraquinho do tamanho da câmera no para-choque traseiro do carro, passar os fios para dentro do porta-malas com uma guia, desmontar a lanterna traseira e encaixar os fios positivo e negativo nos correspondentes à da luz de ré, passar outro fio até a central multimídia; enfim, mais uma operação que não é para todos amadores.
Câmeras de ré são bem baratas. Em torno de R$ 50 mais frete nos sites de qualquer grande magazine ou presencialmente nas lojas automotivas.
Se a câmera não for compatível com a central multimídia do seu carro, ou mesmo se o carro não tiver central multimídia, existe a opção de retrovisores com câmeras de ré. Aí os preços variam bastante, de acordo com as marcas. Vão de R$ 100 a mais de R$ 500. O kit da foto, da Pioneer, foi encontrado por R$ 360.
Carregador sem fio
Para não dizer que não pensamos na galera do banco de trás, sobretudo em viagens mais longas, durante as quais a Lei de Murphy geralmente se aplica com crueldade e todos os smartphones ameaçam ficar sem bateria ao mesmo tempo, aqui vai uma sugestão para não suscitar uma guerra de fios e por entradas USB e tomadas de 12 volts: um carregador sem fio.
Os modelos custam em torno de R$ 150, já com suporte. Esses você instala sozinho, mas seu modelo de smartphone tem que ser compatível com carregamento por autoindução.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro