02/01/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
1 – Audi
As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, conglomerado fundado em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union – que então já pertencia à Volkswagen – passou a se chamar Audi AG.
2 – Alfa Romeo
O símbolo é formado pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e por uma serpente devorando um homem (amedrontador símbolo da família real milanesa).
O nome do fabricante italiano – fundado em 1910 e, hoje, pertencente ao Grupo FCA, de Fiat e Chrysler – é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
Já o famoso trevo de quatro folhas - “Quadrifólio” dos esportivos da Alfa Romeo representa o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir de então, todos os carros Alfa de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.
3 – BMW
Também associada a dois rins humanos, a marca da empresa alemã representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917.
O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).
4 – Cadillac
A famosa marca de luxo pertencente à General Motors e tem seu emblema derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da empresa, no início da Era do Automóvel. Seu visual clássico, com uma grinalda de pluma, confere ainda mais “pose” aos carros.
5 – Ferrari
O cavalinho preto empinado sobre o fundo amarelo aparecia na fuselagem do avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial e muito popular, então.
A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema nos carros de sua escuderia (que ainda eram de outras marcas) a partir de 1923. E, quando fundou sua própria fábrica, em 1947, adotou o mesmo emblema para seus carros.
6 – Lamborghini
Ferruccio Lamborghini, fundador da marca italiana, adorava touradas. Daí escolheu o touro, que aparece no símbolo dos bólidos que a marca produz, além de dar nomes de touros famosos aos seus modelos.
O costume é preservado até os nossos dias – hoje pertencente ao grupo Volkswagen –, com nomes como Murciélago, Aventador, Huracán e Urus.
7 - Maserati
O tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha, onde a fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati, está estampado em seu emblema. Hoje, a marca pertence ao Grupo FCA (Fiat-Chrysler) e usa motores desenvolvidos pela Ferrari.
8 – Mercedes Benz
A estrela de três pontas tem a intenção de representar motores para uso nos “três ambientes”: terra, água e mar produzidos pela indústria alemã. A ideia teria surgido depois que Gottlieb Daimler, seu fundador, enviou um cartão-postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão brilharia sobre sua obra.
9 – Rolls-Royce
Originalmente, os dois "R" do emblema da aristocrática marca inglesa eram impressos em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto. Hoje, pertencente à BMW, mantém a elegância, empurrada por motores V12 turbinados.
10 – Porsche
O emblema ostentado pelos mais clássicos esportivos alemães desde 1949 é composto por dois brasões sobrepostos: o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), onde fica a sede da empresa, que hoje também pertence ao Grupo Volkswagen.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro