18/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O fechamento das fábricas tem duas razões principais: a queda vertiginosa na venda de automóveis em toda Europa e na China, além da segurança dos próprios funcionários. Em países como a Itália, o isolamento total da população em suas casas já é realidade para evitar que o vírus se espalhe e contagie mais pessoas.
Volkswagen
A Volkswagen já anunciou que fechará quatro fábricas na Europa até o final dessa semana, ficando suspensas as atividades pelas próximas duas a três semanas. Serão fechadas as fábricas de Portugal que produz Seat Alhambra, Volkswagen Sharan e T-Roc; Espanha que faz Seat Leon, Audi Q3, Audi A1 e Volkswagen Polo.
Além disso serão fechadas temporariamente também as plantas da Eslováquia que faz Volkswagen up! e Touareg, Audi Q7, Porsche Cayenne, Seat Mii e Skoda Citigo, além da fábrica Italiana da Lamborghini e das motos Ducati.
FCA
Na Europa, o grupo Fiat Chrysler Automobiles anunciou que as fábricas da Itália, Sérvia e Polônia ficarão fechadas até dia 27 de março como medida preventiva contra a dissipação do coronavirus.
Com isso, as plantas italianas de Sata, Cassino ,Giambattista Vico e Mirafiori, além da polonesa de Tychy que hoje fazem Fiat 500, Panda, 500C, 500X, 500 Abarth, Alfa Romeo Giulia, Giulietta e Stelvio, Maserati Ghibli, Levante e Quattroporte, Lancia Ypsilion e Jeep Renegade ficarão fechadas.
A fábrica da Sérvia que hoje produz a minivan 500L também terá atividades interrompidas até o próximo mês. Até mesmo a linha de produção da Ferrari será interrompida por questões de segurança.
Toyota
Na Toyota o fechamento das fábricas ocorrerá em tempos diferentes. A produção do Yaris feita na França será interrompida entre 18 e 31 de março. Já a produção em Portugal, responsável pelo Land Cruiser 70, fechará de 16 de março a 30 do mesmo mês.
Por fim, a Toyota das Filipinas deixará de produzir o Yaris Sedan (Vios) e a minivan Innova entre 17 de março e meados de abril, sendo a fábrica da Toyota que ficará fechada por mais tempo.
PSA
Apesar da alta demanda e fila de espera pelos novos Peugeot 208 e Opel Corsa, o grupo PSA fechará até março as fábricas europeias. Tudo começará por Zaragoza, na Espanha, são feitos os SUVs Mokka X e Crossland X, além do novo Corsa. As linhas de montagem na Alemanha de onde saem Opel Insignia, Zafira Tourer e Adam.
Do lado Peugeot serão fechadas as fábricas da França e Polônia, afetando a produção de 3008, 5008, 208, 2008. Entre os Citroën haverá espera para C3, C3 Aircross, C4 Cactus, C5 Aircross, C4 Picasso, Grand C4 Picasso, além de toda linha comercial.
Aliança
Por fim, a Aliança Renault Nissan Mitsubishi fechará momentaneamente suas fábricas na França e Espanha. A fábrica de Flins, na frança, que hoje produz Zoe e as versões elétricas de Kangoo e Master ficará paralisada sem tempo anunciado para retorno. Além disso, Captur e Mégane, feitos em Valladolid e Palência, respectivamente, também serão afetados.
Do lado Nissan, a fábrica de Barcelona onde é feita a van comercial NV200 e sua versão elétrica e-NV200, além da planta britânica de Sunderland onde é feito o Leaf, terão as atividades suspensas.
Ford
Com três casos de Coronavirus confirmados em sua fábrica em Valência, Espanha, a Ford suspendeu as atividades por lá até 20 de março. A planta é responsável por produzir toda família Mondeo, o SUV compacto Kuga, as minivans S-Max e Galaxy além da van compacta Transit Connet. Mais de 7 mil funcionários forma dispensados.
Brasil
Até o momento nenhuma fábrica no Brasil anunciou fechamento temporário ou suspensão das atividades por conta do Coronavirus. Modelos que são produzidos nas fábricas europeias e importados para o nosso país podem ter vendas suspensas temporariamente no futuro até regularização do estoque.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro