24/11/2022 - Rodrigo França/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O SUV mais vendido no maior mercado do mundo, a China, será a principal aposta da GWM (Great Wall Motors) para iniciar o que vem chamando de “revolução do amanhã” em sua entrada no mercado brasileiro: o Haval H6.
Mas com uma importante diferença, criada especificamente para o Brasil e cuja receita deve ser até levada ao mercado global: uma versão híbrida plug-in que o iCarros conheceu em primeira mão em apresentação nesta quarta-feira no Rio de Janeiro.
Utilizando a carroceria de um SUV que vende mais de 30 mil unidades por mês na China, superando mais de 7 milhões de carros globalmente, a GWM aposta em um conceito que pretende convencer os consumidores de marcas como Jeep, Toyota e Volkswagen a ter um carro “do futuro”.
Ou seja, um híbrido plug-in, que reúne o melhor dos dois mundos: com bastante autonomia para rodar no ciclo 100% elétrico na cidade ou pequenos trajetos de estrada, mas ao mesmo tempo tendo capacidade para grandes viagens, usando um motor a combustão 1.5 turbo. Com dois motores elétricos, ele tem 393 cv de potência combinada, 170 km de autonomia 100% elétrica e consumo que chega perto a 30 km/l por conta da tecnologia híbrida.
“Vamos oferecer um SUV premium que consiga trazer os benefícios de um carro elétrico, mas adaptado a uma realidade como a brasileira, que não traga insegurança para o consumidor que queira fazer uma viagem mais longa, por exemplo. Já vi casos de pessoas que com um carro de luxo e 100% elétrico que não conseguiram completar uma viagem de São Paulo a Campos de Jordão, por exemplo”, diz Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Office, chefe de operações comerciais) da GWM.
De fato, a autonomia de um carro 100% elétrico pode ser bem menor se usado em velocidades altas (como 120 km/h na Rodovia Ayrton Senna, que liga São Paulo ao Vale do Paraíba) e para deslocamentos que incluem muitas subidas de serra, como Campos de Jordão, cidade localizada a 1.600 metros de altitude.
Haval H6 chega em 2023
A pré-venda do carro será iniciada no primeiro trimestre de 2023, mas os executivos da GWM garantem que a faixa de preço será compatível a de concorrentes diretos do mercado de SUV premium como Jeep e Toyota.
Até para seduzir o cliente, o primeiro contato com o Haval H6 impressiona. O design chama a atenção, mas tem linhas sóbrias e passa requinte com detalhes em black piano. As rodas são de 19 polegadas. No interior, destaque para a imponente tela de 12,3 polegadas e para o “head up” display, com informações sendo projetadas no campo de visão do motorista.
O logo da marca também ganhou formatos exclusivos para o mercado brasileiro, diferente de outros mercados, inclusive da China.
O carro conta com tração integral nas 4 rodas, com modos dedicados exclusivos a condução em pisos de baixa aderência, como lama e neve. A suspensão foi trabalhada para se adaptar ao já conhecido e difícil asfalto brasileiro.
Outro diferencial é o consumo: ele é cinco vezes menor do que carros a combustão, com uma média de gasto de R$ 17,40 para rodar 100 quilômetros, que consegue este número justamente por conseguir rodar 170 km com os dois motores elétricos.
O Haval H6 híbrido plug-in ainda não tem preço anunciado e terá como único opcional o teto solar panorâmico. O carro é a aposta para a GWM, que já chegou ao Brasil comprando a fábrica de Iracemápolis (que era da Mercedes), fazer seu plano ambicioso de entrar no mercado brasileiro de forma a incomodar marcas já tradicionais no Brasil.
Se a revolução do amanhã vai dar certo, ainda é cedo para dizer – mas é bom não duvidar da capacidade de quem conseguiu se destacar emplacando o SUV líder de vendas no maior mercado do mundo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro