22/12/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A história da desfeita que Enzo Ferrari fez ao magnata Henry Ford II e acabou gerando o fantástico carro de corrida Ford GT40 tornou-se um blockbuster dos cinemas em 2019, com o lançamento de Ford vs Ferrari.
Leia mais:
+ Peugeot: a marca de moedores que passou a fabricar carros
+ MP Lafer foi concebido por um fabricante de móveis
+ Vendas de elétricos crescem no mundo
Pouca gente sabe é que na mesma época, primeira metade dos anos 1960, outra desfeita do comendador acabou sendo responsável pela criação de uma marca emblemática de superesportivos, a Lamborghini.
Reza a lenda que Ferrucio Lamborghini (1916-1993), que fabricava tratores na região da Emília Romagna, próximo à Ferrari, tinha um problema recorrente na embreagem de sua GT250.
Foi pessoalmente à fábrica e reclamou diretamente com o dono, Enzo Ferrari. O comendador teria respondido algo como “você sabe pilotar seus tratores, mas não sabe pilotar uma Ferrari”.
Ferrucio jurou construir um carro melhor que a Ferrari, em 1963 se instalou em Sant’Agata Bolognese, a 17 quilômetros da fábrica do comendador, em Modena, contratou engenheiros de renome na indústria automobilística, e em 1964 estava nas ruas o primeiro (super) carro Lamborghini, o 350GT, com um chassi Dallara e motor V12.
Em 1966 foi lançado também com um potente V12 o Lamborghini Miura, o primeiro de uma série com nome de touros, e talvez o mais famoso.
Com a vingança consumada e alguns reveses na indústria de tratores, Ferrucio Lamborghini vendeu a fábrica de carros a um grupo suíço em 1972.
Depois a Lamborghini passou às mãos da Chrysler, e desde 1998 pertence ao Grupo Volkswagen. Quanto a Ferrucio, mudou-se para a região da Umbria no fim da década de 1970 e passou a produzir vinhos, com sucesso.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro