entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como transportar bebês e crianças com segurança no carro?

Pediatra tira dúvidas e dá dicas de como escolher a cadeirinha certa e posicioná-la no carro

15/09/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em maio de 2008, o Contran deliberou o uso obrigatório de cadeirinhas ou assentos de elevação no transporte de bebês e crianças de até 7 anos e meio, através da resolução nº 277.

Portanto, carregar crianças de forma irregular dentro do veículo é considerado infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$293,47. Além disso, o condutor é impossibilitado de seguir viagem até que a cadeirinha ou assento sejam providenciados.

Leia mais:
+ Como transportar cães e gatos no carro?
+ As leis de trânsito mais estranhas do mundo
+ CNH Bloqueada: o que é, como acontece e como resolver

Apesar de os pais terem conhecimento da lei, ainda surgem muitas dúvidas na hora de escolher o acessório ideal e quais cuidados tomar no transporte dos filhos.

O iCarros conversou com Flauber Santos Filho, pediatra e coordenador de pediatria do Hospital HSANP, para tirar dúvidas referentes ao transporte de bebês e crianças.

1. Como escolher a cadeirinha certa?

O ponto mais importante na hora de escolher uma cadeirinha ou assento elevado é procurar por fabricantes que tenham a certificação do INMETRO.

Além disso, é necessário verificar a forma de fixação da cadeirinha no carro. Os modelos mais antigos talvez exijam o uso do cinto de segurança, enquanto modelos mais novos fazem a fixação do objeto através do isofix, travas de encaixe presentes tanto na cadeirinha quanto no banco dos carros.

“De uma maneira geral, o sistema isofix traz mais estabilidade para a cadeirinha e um pouco mais de segurança”, conta o pediatra.

2. Até quantos anos é necessário usar a cadeirinha?

Como citado anteriormente, a lei determina que crianças até sete anos e meio façam uso do acessório.

3. Qual é a posição correta da cadeirinha para cada idade?

Bebês de até um ano de idade ou 9 kg devem usar o bebê conforto e ficar de costas para a frente do carro. Entre 1 e 4 anos, a criança deve utilizar a cadeirinha, que deve ser posicionada de frente. Dos 4 aos 7 anos e meio é indicado o uso do assento elevado junto com o cinto de segurança.

É importante lembrar que, por lei, todas as crianças até 10 anos de idade precisam ser transportadas no banco traseiro e usar o cinto de segurança.

Segundo Flauber, “a recomendação é que a criança fique na posição de costas para o motorista (portanto, no bebê conforto) pelo máximo de tempo possível, até que suas pernas possam ficar esticadas. A lei pede até um ano, mas dependendo do tamanho da criança, se for possível ela ficar mais tempo nessa posição, melhor, já que ela é mais segura”.

4. A cadeirinha deve ficar no meio, atrás do motorista ou do passageiro?

Alguns especialistas indicam o posicionamento da cadeirinha no meio do banco de trás, pois dessa forma a criança fica longe das portas.

No entanto, os pontos de fixação (isofix) estão disponíveis somente atrás do passageiro ou do motorista, então essas posições devem ser preferidas pelos pais que optaram por cadeiras conectadas pelo sistema.

Se o condutor do veículo for o único adulto presente, a cadeirinha deve ser posicionada atrás do banco do passageiro, pois assim a criança ficará em seu campo de visão.

Se houver um adulto no banco do passageiro, a cadeirinha deverá ser posicionada atrás do motorista para que o passageiro fique de olho nela e evite a distração de quem está dirigindo.

5. Posso deixar meu filho com celular, tablet ou brinquedos enquanto o carro está em movimento?

Apesar de ser muito comum hoje em dia para distrair as crianças no trajeto, a prática não é recomendada por pediatras, já que o carro em movimento pode derrubar os objetos, levando as crianças mais velhas a tirar o cinto para pegá-los. Além disso, itens soltos podem machucar a criança em caso de freadas mais bruscas.

“O ideal é que os brinquedos, celulares e tablets sejam fixados atrás do banco da frente ou por algum dispositivo que facilite sua recuperação caso caiam”, explica.

6. Posso oferecer alimentos para a criança no carro?

O ideal é evitar a alimentação durante o transporte, já que qualquer movimento mais brusco pode facilitar engasgos.

Se houver a necessidade de alimentar a criança durante uma viagem de carro, pare em algum local seguro, ofereça a comida e então certifique-se de que a criança terminou de comer antes de seguir viagem.

7. Como evitar que a criança tire o cinto?

Muitas crianças sentem-se incomodadas com o cinto de segurança, principalmente em trajetos mais longos, e tentam tirá-lo. O ideal é que haja apenas um dedo de folga entre o cinto e a roupa para que a criança não tenho espaço suficiente para passar os braços e, mesmo assim, ainda fique confortável.

8. Dica do especialista

Uma orientação muito importante para os pais é sempre verificar se a cadeirinha ou o bebê conforto estão fixados de maneira correta antes de colocar a criança e dar partida no carro.

Segundo o Dr. Flauber, “às vezes, após deixar o veículo em um estacionamento ou lava-rápido, o objeto pode ter se desprendido, por isso é sempre muito importante checar mais de uma vez”.

Outra recomendação é o usar espelhinhos – posicionados de frente para a criança - para conseguir observá-la pelo retrovisor do carro, principalmente se ela está no bebê conforto. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.